domingo, 25 de abril de 2010

VENCER COM AUTODOMÍNIO



 Aquilo em que pensa muito tem que ver com a maneira de se sentir e com as coisas que faz. Portanto, o que deseja realmente? Quer sentir-se perturbado pelo desejo sexual na maior parte do tempo, masturbando-se habitualmente e talvez até mesmo caindo em práticas homossexuais? Isto pode acontecer se deixar a mente fixar-se em assuntos sexuais. Mas, se quiser impedir que tal impulso sexual reduza seu usufruto da vida e se quiser fazer coisas que realmente valem a pena, então exerça autodomínio e desvie a mente para outros assuntos.
 Quando se lhe apresentam fotografias, leitura ou outras coisas com matéria sexualmente estimulante, não ceda em fraqueza. Se permitir que a mente se fixe em tais coisas ou se mantiver conversas que giram em torno delas, terá de arcar com as conseqüências, sentindo-se perturbado e aumentando a pressão íntima. Isto se dá porque, quanto mais olha para essas coisas ou fala sobre elas, tanto mais seu coração fica envolvido. E seu coração é um dos principais fatores em induzi-lo a agir.
 Mas, que dizer se, em circunstâncias normais, sente aumentar a paixão no seu íntimo? Como poderá achar alívio? Não por recorrer à masturbação, mas por desviar a mente, o coração e o corpo para outras coisas. Poderá fazer algum trabalho, fazer exercício físico, distrair-se ou ir passear. Convém achar alguém a quem respeite para conversar, e, se for preciso, até mesmo telefonar-lhe. A leitura, mesmo em voz alta, da Bíblia ou de publicações que explicam a Bíblia é uma das melhores ajudas. E, acima de tudo, apresente o problema ao seu Pai celestial,  Deus, em oração.
 Naturalmente, há muitas outras coisas simples e sensatas que poderá fazer para ajudar a evitar ou a reduzir a tensão sexual. Estar na companhia de outros — desde que, naturalmente, sejam pessoas íntegras — é uma proteção. Se dormir sozinho num quarto e achar que parece sentir tensão especial neste sentido, à noite, talvez possa providenciar compartilhar o quarto com outro membro de sua família. Poderá também achar de ajuda dormir de lado, e não de costas ou de bruços.
 Outra coisa que talvez o ajude é cuidar de que sua roupa não cause fricção desnecessária aos órgãos sexuais. Antes de se recolher, procure ler ou falar sobre algo que tenha um efeito calmante, em vez de o contrário. O mesmo se aplica também a qualquer refeição que tome nesta hora. Alguns verificaram até mesmo que limitarem a quantidade de alimentos e bebida que consomem antes de se recolher faz com que durmam mais profundamente e não estejam inclinados a ser sexualmente estimulados. E especialmente importante é a boa higiene masculina ou feminina. A falta de asseio pode produzir irritação dos órgãos genitais e atrair a atenção da pessoa nesta direção. Poderá pedir a seus pais informação sobre tais assuntos de higiene pessoal.
 A higiene correta exige certo manuseio dos órgãos sexuais, e talvez se ache que isso seria uma tentação para usá-los mal. Mas, visto que tem a motivação correta — visando evitar a tensão sexual — talvez verifique que tal cuidado, em vez disso, o ajudará a ter um conceito mais salutar sobre esses órgãos. Reconhecerá que nunca foram feitos para ‘tomar conta de você’ e dominar toda a sua vida.
 Se estiver agora combatendo a prática da masturbação, lembre-se do seguinte: Certamente não é o primeiro ou único (ou a primeira e única) a enfrentar este problema. Embora passe a ter uma luta árdua para vencer o hábito da masturbação, nunca pense que  Deus e seu Filho Jesus Cristo desistiram de você. Se fizer empenho sincero para vencê-lo, eles o ajudarão bondosa e pacientemente a criar a necessária força para se sair vitorioso.

Nenhum comentário: