domingo, 25 de abril de 2010

MUDANÇAS DURANTE A PUBERDADE

 A puberdade abrange o primeiro período da adolescência. Em sentido estrito, é a idade em que começam a aparecer os sintomas de amadurecimento sexual. Para os rapazes, costuma fixar-se esta idade aos quatorze anos, e para as moças, aos doze, mas há uma grande variação nisso, que é normal. Você pode ter entrado na puberdade aos onze ou doze anos, ou talvez tenha chegado aos quinze ou dezesseis anos, sem ter ainda começado a amadurecer sexualmente. Mas, não é incomum haver um amadurecimento cedo ou tarde, de modo que não há motivo de se preocupar. Quais são alguns dos problemas que pode esperar durante a puberdade?
 Em primeiro lugar, poderá ficar de certo modo desajeitado e com falta de coordenação. Isto se dá porque os seus ossos ficam mais longos e os músculos têm de esticar-se junto com eles. Nesta expansão, partes do corpo parecem crescer mais rapidamente, ao passo que outras são mais vagarosas. No entanto, qualquer inépcia resultante e passageira. Não é motivo de preocupação, embora certamente tenha de ter cuidado extra, para não sofrer possível dano por causa dum acidente.
 Entre as partes do corpo que se esticam estão as cordas vocais. A extensão adicional pode aprofundar a voz. Mas, durante o processo de prolongamento, sua voz amiúde pode “desafinar”, atingindo de repente uma nota alta, quando menos espera. Novamente, isto faz parte das “dores de crescimento” dos adolescentes. Portanto, quando acontece e os outros se divertem com isso, sorria junto com eles e assim desaparecerá logo qualquer embaraço.
 A base destas mudanças do corpo são as glândulas, inclusive a tireóide, as supra-renais e as gônadas (glândulas genitais). Estas produzem ainda outras mudanças. Uma delas é o crescimento de pelos púbicos em torno dos órgãos de procriação, e também nas axilas e no peito. A quantidade varia de pessoa em pessoa e não é absolutamente nenhum indício de quão “viril” você é. Também na face começam a aparecer pêlos. Embora ainda possa ser simples “penugem”, aproxima-se cada vez mais seu encontro com a experiência do barbear.
 Talvez a mudança que mais vezes perturbe os rapazes em desenvolvimento para a masculinidade envolva os órgãos de procriação, os órgãos genitais. Durante a puberdade, eles não só atingem seu pleno desenvolvimento, mas também começam a funcionar. A Bíblia, em Levítico 15:16, 17, menciona ‘emissões de sêmen’. Se os seus pais ainda não tiverem considerado este assunto com você, sua primeira emissão de sêmen talvez seja uma experiência perturbadora. O que causa tal emissão?
 Quando você se torna suficientemente desenvolvido para gerar filhos, seus órgãos sexuais começam a segregar um fluido chamado sêmen. É um fluido mais pesado do que a água, e, embora haja pouco dele, contém milhões de pequeníssimos espermatozóides. Qualquer destas células pode fecundar o óvulo duma mulher e fazê-lo desenvolver-se num bebê. O corpo alivia-se mais ou menos periodicamente de tal sêmen. A emissão costuma ocorrer enquanto você dorme e sonha.

Nenhum comentário: