domingo, 25 de abril de 2010

OUTRAS MUDANÇAS FÍSICAS



 Mas, durante a adolescência feminina, há outro desenvolvimento. É o começo do que Raquel, certa mulher mencionada na Bíblia, chamou de “coisa costumeira das mulheres”, a menstruação. (Gênesis 31:34, 35) Em certo sentido, é um momento emocionante — mostra que atingiu o limiar da feminilidade. Secreções hormonais começaram a operar no seu corpo. Estas estimulam os ovários a começar a liberar óvulos, no princípio de modo bastante irregular, mas depois aproximadamente uma vez em cada quatro semanas. O óvulo liberado passa para o útero, que foi estimulado a criar um revestimento especial para receber o óvulo, caso este seja fecundado. Quando o óvulo não é fecundado, este revestimento, com o tempo, é expelido. Isto é o que produz a menstruação, o fluxo periódico de sangue, de fluido e de alguns tecidos. Embora possa sentir alguma dor e incômodo acompanhantes, é um processo normal e não deve causar indevida preocupação.
 Quando começam estes ciclos mensais? Seu início varia de pessoa em pessoa. Embora em muitos países a média seja por volta dos treze anos, uma moça pode menstruar já aos dez anos de idade, ou mesmo antes, ao passo que outra só começa aos dezesseis anos ou mais. De modo similar, a duração do fluxo menstrual pode variar de três a cinco dias.
 Junto com esta transformação de menina em moça, há o alargamento dos quadris e o começo do desenvolvimento dos seios. Estes muitos desenvolvimentos, alguns visíveis, outros invisíveis, são todos preparativos para o papel duplo que o Criador da humanidade reservou para as mulheres na vida — o de ser esposa e mãe. Os quadris mais largos, que as moças desenvolvem, não só ajudam em tornar o parto mais fácil, mas facilitam também carregar bebês. Durante a gravidez, os depósitos de gordura no corpo da mulher são uma reserva que pode ser usada enquanto ela nutre a criança por nascer ou recém-nascida, e, com o parto, os seios começam a produzir leite.

Nenhum comentário: