sábado, 10 de abril de 2010

Seu Barulho e Sua Violência

Daí, então, o rock’n’roll pode causar dano quando se caracteriza pelo som alto e pela violência física. O som alto pode ser simplesmente devido à força física ou à amplificação eletrônica. Como se expressou certo músico adolescente: “Do ponto de vista de minha idade, devo dizer que gosto disso porque é alto. Isso é verdade. Sei disso pelos bailes que costumava freqüentar. Entrava pela porta e a primeira coisa que me cativava era o volume. Era realmente excitante — por cerca de cinco minutos, de qualquer forma.” Com efeito, segundo o Electronics Illustrated, de janeiro de 1969, e o Times de Nova Iorque, de 20 de agosto de 1968, o ‘rock no duro’ pode definitivamente prejudicar a audição da pessoa. Tal dano bem que poderá ser sério e permanente, dependo de quão alta seja a música e por quanto tempo a pessoa fique exposta a ela.

Ainda mais objetável é a violência que alguns conjuntos de “rock” demonstram em suas exibições públicas. Um dos principais músicos de um conjunto extremamente popular de “rock”, no decorrer duma exibição, lançou o microfone para longe do palco, cuspiu nos assistentes na primeira fila e acabou tocando fogo em sua guitarra com fluido para isqueiro. Um conjunto inglês de “rock” destrói um carro no palco durante suas exibições. O terceiro conjunto mais popular de “rock” da Inglaterra sente-se “compelido a destruir, no palco, a chutar a bateria, a lançar microfones no chão, a despedaçar amplificadores, e a transformar guitarras em pedaços de madeira e fios”. (Life, de 28 de junho de 1968) Em certo conjunto, ‘o baterista dá pancadas na bateria como se estivesse inflamado a alcançar alturas inatingíveis de fúria persuasiva. Seu equipamento não faz jus ao desafio. Um tambor rola do palanque, um címbalo sai voando. Então o baterista se põe de pé, chutando e lançando instrumentos em todas as direções, ao passo que o resto do seu conjunto continua a tocar como se nada estivesse acontecendo, salvo desviar-se dos objetos que voam!’

São tais demonstrações realmente diversão musical? Ou são simples exibições de frenesi emocional? Não incentivam a expressão anárquica e violenta por parte dos que as observam? As exibições ao vivo por parte de alguns destes conjuntos são uma das partes mais objetáveis do cenário do rock’n’roll. “Sensuais”, “satânicas”, e “iníquas” são os adjetivos usados pela imprensa para descrever tais exibições.

Nenhum comentário: