domingo, 25 de abril de 2010

CRESCENTE ATRATIVO PARA OS HOMENS



 Os privilégios concedidos às mulheres pelo Criador da humanidade,  Deus, trazem consigo a responsabilidade de respeitar o propósito do Criador e agir em harmonia com ele. A atração mútua que Deus fez existir entre os sexos relaciona-se em grande parte com a procriação. Ao passo que o corpo da moça se desenvolve para ela ser capaz de ter filhos, ela exerce uma atração mais forte sobre os varões que atingiram o estágio de poder gerar filhos. Mas este atrativo pode ser usado mal ou se pode abusar dele. Então, o que é preciso ter em mente para poder adotar o proceder certo, que contribua para sua futura felicidade duradoura e lhe assegure a bênção de Deus?
 No livro bíblico de O Cântico de Salomão encontramos uma expressão interessante, evidentemente feita pelos irmãos mais velhos duma donzela de Sulém. Primeiro, cita-se um como dizendo: “Temos uma pequena irmã que não tem peitos. Que faremos por nossa irmã no dia em que for pedida?” Quer dizer, o que fariam por sua irmã quando ela passasse a ter peitos, quando tivesse crescido e alguém então a pedisse em casamento? Outro irmão respondeu, dizendo: “Se ela for uma muralha, construiremos sobre ela um parapeito de prata; mas se ela for uma porta, nós a bloquearemos com uma tábua de cedro.” (Cântico de Salomão 8:8,  O que significa isso?
 Sua linguagem figurada evidentemente significa que, se sua irmã se mostrasse tão firme como uma “muralha”, eles a recompensariam e honrariam generosamente. Como poderia ela mostrar-se firme qual muralha? Por mostrar firme determinação de permanecer casta, revelando força em resistir a quaisquer tentativas de envolvê-la em conduta imoral. Quando apta para casar-se, mostrar-se-ia firme e constante em defender princípios corretos. Por outro lado, se ela fosse igual a uma “porta”, que se abre para qualquer um que exerça um pouco de pressão, mesmo para alguém inconveniente, então eles teriam de tomar medidas para restringi-la, de fato, para ‘bloqueá-la’, como alguém em quem não se pode confiar quanto ao sexo oposto. Ela poderia também ser comparada a uma porta de vaivém nas suas afeições, enamorando-se primeiro de um e depois abandonando-o a favor de outro.
 A donzela Sulamita, então moça madura, com seios, passou com bom êxito por esta prova e pôde dizer aos seus irmãos: “Sou uma muralha, e meus peitos são como torres. Neste caso me tornei aos seus olhos [isto é, aos olhos de seu prospectivo marido] como aquela que acha paz.” — Cântico de Salomão 8:10.
 Você também se confronta com uma prova similar, ao se aproximar da feminilidade. Se quiser ter verdadeira paz mental, de coração e de consciência, e se quiser proteger-se contra os problemas que estragam a paz, terá de exercer autodomínio e mostrar força em prol do que é direito. Devia atrair deliberadamente a atenção às partes de seu corpo que se relacionam com a maternidade, por usar saias curtas e apertadas, blusas muito decotadas ou suéteres justos? Isto teria um efeito sexualmente estimulante sobre os do sexo oposto. Então, o que deve fazer?
 Ora, terá a firmeza e a força de resistir a todas as propostas que tal destaque dado a estas partes do corpo possa suscitar? E, embora mostre desenvolvimento físico, tem o desenvolvimento mental e emocional de que precisaria no casamento e talvez na maternidade? A gata está pronta a ter filhotes aos doze meses de idade e pode instintivamente fazer um bom trabalho de cuidar de sua prole. Mas os humanos não são criaturas de instinto como os animais. Os humanos aprendem muito mais do que herdam, e o aprendizado leva tempo. Tentar apressar o processo seria como que forçar as pétalas dum botão de rosa a abrir-se antes do tempo. Isto só estragaria a flor e danificaria a beleza futura que pudesse ter. Lembre-se também de que o casamento não é apenas ser noiva. Significa também ser dona-de-casa, cozinheira e lavadeira, ao passo que ser mãe exige grande paciência e perseverança com os filhos  — tudo isso em tempos bons e em maus, em doença e em saúde.
 Além disso, embora uma moça talvez ache que está preparada para o casamento, que espécie de marido deseja ela atrair? Se um jovem for atraído só por aquilo que a moça parece poder conceder para a satisfação sexual, será que ele daria um bom marido? Em vez de tentar ser atraente nesta base, não seria muito melhor procurar amizades duradouras à base do que você é como pessoa — na mente e no coração? Poderá fazer isto por desenvolver tendências de personalidade que são atraentes aos outros. Também o poderá fazer por coisas tais como sua palestra, por mostrar que tem um conceito sadio e alegre sobre a vida e por mostrar que aprecia coisas tais como a honestidade, a modéstia, a decência, a bondade e o altruísmo.
 Poderá mostrar que é genuína neste sentido por se negar a trocar estas boas qualidades por alguns momentos de prazer, que apenas a aviltariam e rebaixariam na sua própria estima e na dos outros que respeita, admira e preza. Especialmente por mostrar que tem objetivos realmente meritórios na vida, que deseja ‘lembrar-se de seu Criador nos dias de sua mocidade feminina’, poderá ganhar por amigos as pessoas cuja amizade sempre lhe será cara e que lhe poderá trazer verdadeira felicidade. — Eclesiastes 12:1.

Nenhum comentário: