domingo, 25 de abril de 2010

EMPENHO PELO EQUILÍBRIO EMOCIONAL



 As mudanças físicas da adolescência podem causar mudanças emocionais. Assim como a moça num instante talvez se sinta cheia de energia e no próximo instante se sinta esgotada, assim também as suas emoções tendem a flutuar amplamente. Aos períodos de vivacidade e alegria podem seguir-se prontamente períodos de melancolia e depressão. Talvez se pergunte se você é realmente normal ou que espécie de pessoa se tornará. Especialmente na moderna sociedade industrial, com seus valores em constante mudança, as moças adolescentes estão sujeitas a tensão e incerteza.
 Seria fácil ceder a esta instabilidade, tornar-se retraída, introvertida ou muito independente e positiva. Algumas moças entregam-se a exibir rudeza, a acessos de mau gênio ou à linguagem grosseira. Outras começam a fingir ser algo que não são, tornando-se superficiais. Mas isto não ajuda; apenas piora a situação. Agora que você está saindo da infância, já é tempo de fazer um sério esforço pessoal para cultivar os frutos do espírito de Deus — amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura e autodomínio.
 Cultive também os hábitos que contribuem para a estabilidade. Em vez de deixar seu quarto ficar desarrumado, mantenha-o em ordem e esmerado. Esforce-se a ser regular nos hábitos de dormir e de comer; seu corpo em desenvolvimento precisa de toda a ajuda que lhe possa dar. Quanto mais puder fazer neste sentido, tanto mais calma e estável se sentirá, e isto a ajudará a moderar sua experiência emocional.
 De modo algum deixe que este período de transição a faça afastar-se de seus pais. Eles poderão fornecer a ajuda sólida e a firmeza segura em que precisa estribar-se para manter seu equilíbrio durante este período de transformação. Ao passo que está sujeita a muita ‘pressão de seus iguais’ — pressão de outros de sua idade, para ser igual a eles — dê-se conta de que eles também estão mudando. Este é o motivo pelo qual aquilo que lhes agrada hoje talvez não lhes agrade em nada amanhã. Preocupar-se demais com o que os outros pensam de sua pessoa apenas agravará seus problemas. Este é também o motivo pelo qual, quando tem perguntas pessoais e íntimas, seus pais são fontes muito melhores de informação. Eles lhe podem dar uma resposta muito mais plena e mais equilibrada do que suas colegas de escola lhe poderiam dar.
 Assim como às chuvas temporãs se seguem as flores bonitas, também quando aprender a suportar a tormenta e enfrentar as coisas com calma, encontrará o caminho para a estabilidade e a confiança. Embora deva preocupar-se em manter-se fisicamente bem e limpa (por uma boa alimentação e higiene regular), deverá concentrar-se — não tanto no que você é por fora — mas no que é por dentro. O adorno dum “espírito quieto e brando” produzido pela ‘pessoa secreta do coração’ é o que a tornará realmente atraente — aos olhos de Deus e dos homens. — 1 Pedro 3:3, 4.

Nenhum comentário: