sexta-feira, 23 de abril de 2010

MANTENHA ABERTAS SUAS LINHAS DE COMUNICAÇÃO

 É um simples fato da vida que cada um de nós edifica sobre o que os outros aprenderam antes de nós. Mas, não se pode fazer isso sem comunicação. Sem comunicação — sem falar, sem ler, sem observar os outros com o objetivo de aprender — não se pode aproveitar o conhecimento e a experiência dos outros.
 Para usufruir sua juventude do melhor modo possível, precisa tirar proveito do que os outros aprenderam. Isto inclui coisas assim como o melhor cuidado exercido com seu corpo, como conseguir e manter amigos realmente bons, orientações úteis sobre o namoro e o cortejo, e respostas às questões do casamento, do sexo, e do uso de bebidas alcoólicas ou de drogas. Todas estas são coisas consideradas neste livro.
 Mas, talvez pense naquilo que vê hoje em volta de si no mundo. Há muito egoísmo. Muitos estão sendo tratados com injustiça. Há também muita fraude, poluição, crime, guerra, mentira e hipocrisia. ‘Portanto, o que posso aprender dos mais velhos, visto que criaram toda esta confusão?’, talvez seja a sua pergunta.
 É verdade que muitos dos mais velhos, hoje, são culpados por estas condições. Participam nos males feitos ou então pelo menos acompanham e sustentam os sistemas que produziram tais condições.
 Por outro lado, não há muita gente mais velha que, do mesmo modo como você, fica indignada com as coisas que estão acontecendo? Afinal, esses problemas não surgiram apenas dentro de uma geração. Quando os seus pais tinham a mesma idade que você tem agora, também acharam desanimador o cenário do mundo. De fato, durante o último meio século, especialmente a partir da primeira guerra mundial de 1914-1918, as pessoas parecem ir de uma crise para outra, cada uma delas mais difícil de resolver.
 É evidente que apenas ter mais idade ou mais experiência não traz consigo todas as respostas aos problemas da vida. Senão, as coisas sempre melhorariam, em toda a parte. Mas não estão melhorando. Portanto, será que, além da experiência dos outros, há outra fonte ainda melhor de informações e ajuda a que possa recorrer?
 Sim, há. Vamos considerá-la agora.

Nenhum comentário: