sábado, 10 de abril de 2010

AJUDAS PARA TRAÇAR O SEU RUMO

 Às vezes pode parecer que sua vida é muito restrita, cheia de coisas que deve ou que não deve fazer. Mas, encarando isso de outro modo, quando você é jovem, tem uma espécie de liberdade que não terá mais adiante. Em vez de estar sobrecarregado com todas as responsabilidades que os mais velhos têm, está livre para gastar muito tempo em obter conhecimento e desenvolver suas habilidades e aptidões. Tem muito mais tempo para aprender o que os outros fizeram ou estão fazendo e meditar nisso. Pode inteirar-se de seus sucessos e de seus fracassos, e pode ver em que casos fizeram escolhas sábias ou enganos tolos. Isto o pode ajudar a saber que direção quer tomar na estrada da vida.

 Pode você mesmo decidir sozinho, sem ajuda, qual a direção que deve tomar? Seria sensato tentar isso? Veja alguns exemplos:

 Digamos que queira construir um motor de automóvel. Começaria sozinho, sem primeiro se informar do que mecânicos peritos lhe possam dizer? Se fizesse isso, como ficaria o motor? Ou tentaria fazer um vestido para uma festa sem jamais ter visto alguém costurar, ou sem molde? Pode imaginar que aspecto teria o vestido?

 Não é quase escusado dizer que a vida humana é muito mais complexa do que um motor de automóvel ou um vestido de gala?

Nenhum comentário: