quarta-feira, 21 de abril de 2010

O EFEITO DO ÁLCOOL



 Considere os efeitos do álcool sobre o organismo humano. Dessemelhante de outras substâncias, não requer digestão. Começa a ser absorvido na corrente sangüínea assim que penetra no estômago, embora a maior parte da absorção ocorra no intestino delgado. Ele é levado prontamente para o seu cérebro, seu fígado e outras partes de seu corpo. Visto que o álcool contém calorias, o corpo se põe então a aplicar o processo do metabolismo, quer dizer, a transformar o álcool numa forma química que o corpo possa, a bem dizer, queimar como combustível. A maior parte deste trabalho é feita pelo fígado. Os pulmões e os rins aliviam a carga, ao expelirem parte do álcool pelo hálito e pela urina.
 Uma vez dentro da corrente sangüínea, que efeito tem o álcool sobre a pessoa? Tomado em pequenas quantidades, o efeito é de um leve sedativo, calmante ou tranqüilizante. Tomado em grandes quantidades, deprime o ‘painel de controle’ do cérebro. De modo que, pelo menos no caso de algumas pessoas, pode fazer com que a pessoa fique muito tagarela, excessivamente ativa e até mesmo agressiva. Já viu isso acontecer às pessoas?
 Em concentrações ainda maiores de álcool, o cérebro fica severamente deprimido. O sistema nervoso central fica afetado. E a pessoa começa a ter dificuldade em coordenar seus movimentos. É por isso que tem dificuldades em andar, enxergar e falar com clareza. Fica também confusa no raciocínio. O problema é agravado pelo efeito peculiar que o álcool tem em fazer a pessoa pensar que seus sentidos realmente funcionam melhor do que de costume. De modo que geralmente é a última pessoa a dar-se conta de que bebeu demais. E quando chega ao ponto da embriaguez, apenas o tempo pode trazer alívio.
 Veja o seguinte quadro bastante exato dos perigos e do desconforto resultantes do excesso de bebidas alcoólicas. É encontrado na Bíblia em Provérbios 23:29-35: “Quem tem ais? Quem tem apreensão? Quem tem contendas? Quem tem preocupação? Quem tem ferimentos sem razão alguma? Quem tem embaciamento dos olhos? Os que ficam muito tempo com o vinho, os que entram para descobrir vinho misturado. . . . Teus próprios olhos verão coisas estranhas e teu próprio coração falará coisas perversas. E hás de tornar-te como quem se deita no coração do mar [sentindo-se confuso e incapaz, assim como alguém que se afoga], sim, como quem se deita no topo de um mastro [onde o balanço do navio é sentido mais fortemente]. ‘Golpearam-me, mas não adoeci; surraram-me, mas eu não o sabia [porque o bêbado é insensível ao que acontece e amiúde só se apercebe de seus ferimentos depois de ficar sóbrio].’” Isso não parece agradável, não é verdade? Mas é o que acontece quando alguém se embriaga.

Nenhum comentário: