sábado, 10 de abril de 2010

USO DE TEMPO E ENERGIA

Os jovens, em geral, têm duas vantagens valiosas — tempo e energia. Poderá desperdiçá-los. Ou poderá usá-los sabiamente, visando tornar a vida digna de viver.

Por exemplo, tem tempo para estudar, provavelmente várias horas por dia, destinadas para este fim na escola. Que tesouro valioso isto é! Pergunte aos adultos. A maioria deles lhe dirá que gostariam de ter aproveitado mais plenamente a oportunidade quando a tiveram. Embora eles não possam retroceder e viver sua vida outra vez, você pode aprender da experiência deles e acatar seu incentivo de usar sabiamente seu tempo.

Talvez possa incluir vários tipos de cursos profissionalizantes no seu programa escolar e assim preparar-se melhor para cuidar das responsabilidades que virão com a manutenção dum lar e duma família. Cursos de agricultura, carpintaria, mecânica, cozinha, costura, e assim por diante, mostraram ser para muitos de verdadeiro proveito. Não gaste apenas tempo nisso, mas tire todo o proveito que puder do tempo gasto em tais cursos.

Todavia, talvez ache que parte do currículo obrigatório não valha a pena. Neste caso, por que não fala sobre o assunto com alguém de mais experiência? Talvez lhe possam dar introspeção, ampliando seu conceito quanto ao valor genuíno de matérias tais como idiomas, matemática, história e diversas ciências. Lembre-se de que o proveito que tira da sua educação escolar dependerá do tempo e do esforço que empenhar nela.

Nenhum comentário: