segunda-feira, 26 de abril de 2010

OUTRO MOTIVO É O FRACASSO DOS ADULTOS



 Aos jovens é evidente que os adultos, em geral, deixaram de estabelecer o exemplo ideal para os jovens. “Vemos este mundo como uma enorme barafunda, que passa rapidamente com guerras, pobreza, preconceito e a falta de entendimento entre pessoas e nações”, escreveu um rapaz de quinze anos, do Texas. Neste ensaio, o rapaz observou mais: “Vemos o grande corre-corre de pessoas em discussão, tentando trapacear seu próximo. Tudo isso vai acumulando, causando desassossego entre nações e no lar.” De modo que o fracasso dos adultos é um grande motivo para o conflito de gerações.
 Muitos adultos, por exemplo, embora professem ser cristãos, desviaram-se da Bíblia; raras vezes ou nunca a lêem, nem seguem seus princípios. Portanto, que incentivo são esses pais para os seus filhos, mesmo só para olhar na Bíblia! Além disso, os jovens ouvem os clérigos de toda espécie de seitas religiosas menosprezar a Bíblia, falando dela como “mito”, e assim por diante. Conforme disse o historiador Arnold Toynbee: “No passado, fomos informados do que era a verdade. ‘Esta é a Bíblia, está é a verdade sobre Deus e o mundo.’ Agora, não sabemos a verdade sobre as coisas mais importantes. Os filhos vão questionar as coisas porque seus pais questionam as coisas.” — Look, 18 de março de 1969.
 O que perturba muitos jovens é a hipocrisia de muitos adultos. Um estudante de mérito duma escola secundária, de dezessete anos, comentou esta sociedade mundana. Escrevendo no jornal Tribune de Chicago, de 26 de abril de 1970, este adolescente disse, sob o cabeçalho “Voz da Juventude”:
“Os adolescentes percebem facilmente a duplicidade dos mais velhos. Seis dias por semana os vêem direta ou indiretamente cobiçar, mentir, furtar e adorar um deus falso, o todo-poderoso dólar. Daí, vindo o domingo ou o sábado, estas mesmas pessoas de repente se tornam pensativas, por uma hora ou mais, durante os ofícios religiosos. No restante do dia, prosseguem nos modos hipócritas. . . . Às vezes, os pais nem mesmo tentam ocultar que pertencem a um grupo religioso apenas por causa do prestígio social ou para evitar a desaprovação de seus iguais. As dúvidas dos adolescentes, sobre a religião, também surgem das observações gerais. O grande número de organizações religiosas, com tantos conceitos opostos e contraditórios, cada uma afirmando ser a igreja escolhida, faz com que o adolescente, mesmo de formação muito religiosa, pense duas vezes antes de seguir uma vida religiosa.”
A hipocrisia e as contradições da religião do mundo, portanto, não escapam da observação dos adolescentes, e este fracasso da religião e da geração adulta aumenta o conflito entre os mais velhos e os jovens. Os jovens do mundo, vendo tais coisas, seguem uma direção diferente, procurando um modo melhor de vida.

Nenhum comentário: