domingo, 25 de abril de 2010

O cuidado com seu corpo

O SÁBIO Salomão comparou o corpo humano a uma casa com janelas e portas. Séculos depois, o apóstolo Paulo chamou-o de “casa de moradia”. (Eclesiastes 12:3-7; 2 Coríntios 5:1, 2) Igual a uma casa, seu corpo precisa do devido cuidado se você quer tirar o pleno proveito dele.
 Que espécie de zelador é no que se refere a cuidar do seu corpo? Aprecia o corpo que tem? Devia apreciá-lo, porque o corpo humano é deveras uma obra-prima entre todas as criações terrestres. Seu corpo é mais complexo do que qualquer computador ou aparelho mecânico já inventado. Contudo, funciona suavemente, uma maravilha de eficiência e extremamente flexível. É desconcertante pensar-se em como todos os ossos, músculos, vasos sangüíneos, a rede dos sistemas nervosos e mais todos os outros órgãos e partes do organismo humano funcionam juntos harmoniosamente como uma só unidade. Conforme escreveu o apóstolo Paulo, embora tenha muitos membros, o “corpo é um só”. Faremos bem em lembrar-nos disso e dar-nos conta de que também é veraz que, “se um membro sofre, todos os outros membros sofrem com ele”. Sim, o corpo, apesar de seus bilhões de células, é uma unidade. Se quiser usufruir do melhor modo a sua juventude e toda a sua vida, não pode negligenciar nenhuma parte do seu corpo. — 1 Coríntios 12:12, 14-26.
 Há, porém, um motivo melhor e maior para que queira que o corpo receba o melhor dos cuidados. Este é o de poder usá-lo para honrar o seu Criador, bem como seus pais, e para fazer o bem ao seu próximo. Uma casa mal cuidada não dá crédito ao arquiteto ou construtor. Uma casa negligenciada, suja ou malcheirosa produz um efeito adverso em toda a vizinhança. O mesmo se dá em nosso caso, se não cuidarmos devidamente do nosso corpo.
 O princípio bíblico, de que ‘ceifamos o que semeamos’, aplica-se no cuidado que temos com o nosso corpo. (Gálatas 6:7) A ‘ceifa’ pode ser boa ou má, dependendo de nós. E não se precisa esperar até que se fique velho para se começar a ceifar. Isto começa muito mais cedo, às vezes já muito cedo na vida.
 Não é apenas a questão de tentar não “adoecer”. Deve querer ter aquela sensação de bem-estar que contribui para a felicidade, para o bom trabalho, o pensamento lúcido, e que ajuda a tornar você uma companhia agradável. Então, quais são algumas das coisas que merecem atenção regular?

Nenhum comentário: