sexta-feira, 16 de abril de 2010

Maconha — por que há conceitos conflitantes? quais são realmente seus efeitos?

Do correspondente de “Despertai!” no Canadá
DENTRE todos os tóxicos que têm sido usados através dos séculos, nenhum provocou mais controvérsia, nos anos recentes, do que a maconha. Os defensores de seu uso citam vários estudos e argumentam que não é tão perigosa quanto outros tóxicos. Assim, gostariam de situar a maconha como caso especial.
Os oponentes ao seu uso citam outras fontes e discordam quanto à interpretação de certos outros estudos. Deveras, uma batalha verbal e impressa parece ser constantemente travada a respeito de se a maconha é prejudicial, se usada com moderação. Existe qualquer meio de se estar seguro disso?
Hoje em dia, ela é cada vez mais utilizada, até mesmo em público. Seu consumo por pessoas mais cultas e de status profissional a faz parecer diferente para alguns, até mais em moda. E, atualmente, 11 estados dos EUA alteraram suas leis de modo a não mais considerarem crime a simples posse de pequena quantidade dela. Penas civis mais brandas são agora aplicadas aos primários. Significa tudo isso que a maconha está-se tornando cada vez mais aceita e que, com o tempo, gozará dum status similar ao da nicotina, da cafeína e do álcool?

Nenhum comentário: