quarta-feira, 21 de abril de 2010

Por que você é magro

Para muitos jovens, ser magro é perfeitamente normal. Com freqüência é apenas o efeito colateral do surto de crescimento e do metabolismo acelerado que vêm com a adolescência. Geralmente o metabolismo se estabiliza à medida que você fica mais velho. Mas se for magríssimo apesar de ter uma alimentação saudável, seria bom consultar seu médico para certificar-se de que não tem problemas de saúde, como diabetes, que pode provocar perda de peso.
Steven Levenkron, famoso especialista em distúrbios alimentares, disse à Despertai!: “Eu me lembro de uma jovem extremamente magra que me foi apresentada com um diagnóstico de anorexia. Ela realmente tinha a aparência de alguém que sofria de distúrbio alimentar. Mas logo descobri que o problema dela era físico, não psicológico. O médico da família não havia diagnosticado que ela tinha a doença de Crohn, um grave distúrbio intestinal. Essa moça poderia ter morrido por falta de tratamento adequado.” Se você tem diabetes ou qualquer outra doença que provoca perda de peso, siga cuidadosamente as recomendações do médico.
Naturalmente, às vezes a magreza pode ser sinal de problemas emocionais. No seu livro Anatomy of Anorexia, o Dr. Levenkron apresenta a constatação de alguns pesquisadores de que um bom número dos “diabéticos insulino-dependentes tem distúrbios alimentares, que vão desde a gula compulsiva à bulimia e anorexia”. Um médico habilitado pode determinar a existência de distúrbios alimentares.

Nenhum comentário: