segunda-feira, 19 de abril de 2010

CONCEITO EQUILIBRADO SOBRE OS ESPORTES




 A Palavra de Deus pode ajudar os jovens a obter um conceito equilibrado sobre os esportes. Por exemplo, ela dá o seguinte conselho sábio: “Treina-te com a devoção piedosa por teu alvo. Pois o treinamento corporal é proveitoso para pouca coisa, mas a devoção piedosa é proveitosa para todas as coisas, visto que tem a promessa da vida agora e daquela que há de vir.” (1 Tim. 4:7, 8) De modo que a Bíblia mostra que “o treinamento corporal”, tal como nos esportes, tem seu lugar. Pode ajudar-nos a desenvolver coordenação física, flexibilidade, tonicidade muscular e força. Mas, note a cautela, “o treinamento corporal é proveitoso para pouca coisa. O que pode acontecer quando este conselho bíblico é desconsiderado e você fica totalmente absorto nos esportes?

 Em primeiro lugar, pode estragar a diversão, tornando os esportes “negócio sério”, em vez de uma recreação bem-vinda. Salientando os efeitos dos excessos nos jogos competitivos, o psicólogo de esportes Bruce Ogilvie disse: “Certa vez entrevistei os calouros em 10 campos da divisão de profissionais de beisebol, e 87 por cento deles disseram que gostariam de nunca ter começado a jogar beisebol na Divisão Juvenil, porque isto passou a tirar a alegria do que havia sido divertimento.” Também, alguns esportes, tais como o futebol americano, podem ser perigosos, especialmente quando seu corpo está no processo de desenvolvimento físico. O que torna alguns esportes tão perigosos é a competição levada ao extremo — a atitude de vencer a todo custo — que muitas vezes é estimulada.

 Ainda outra coisa a considerar são as associações a que a participação nos esportes organizados pode expor você. A conversa nos vestiários, por exemplo, em geral tem a reputação de ser sexualmente imoral. Quão prático seria ficar envolvido em algo que pode facilmente prejudicar seus princípios de moral e sua relação com o seu Criador? Quando um membro jovem do time profissional de futebol americano dos Oakland Raiders, nos E. U. A., começou a apreciar os ensinos da Palavra de Deus, decidiu renunciar à sua carreira lucrativa neste esporte. Ele foi visitado por representantes dos Raiders, que procuravam fazê-lo mudar de idéia. “Eu lhes disse”, contou, “em que minhas associações naqueles círculos tinham resultado: uso de drogas, vida dissoluta, e disposição arrogante e orgulhosa. Todo aquele estilo de vida, relacionado com o futebol profissional, expliquei-lhes, interferiria na vida cristã que agora queria levar”.

 De modo que os esportes são bem similares a outras coisas que são boas quando mantidas no devido equilíbrio — quando não dominam sua vida, sobrepondo-se a coisas mais importantes ou expondo você a situações prejudiciais. Quanta euforia pode dar participar num esporte veloz e sentir a emoção de o corpo corresponder e fazer as coisas com perícia! Mas os esportes, em si mesmos, não são a fonte da felicidade duradoura. Não contêm “a promessa da vida agora e daquela que há de vir”, assim como faz a devoção piedosa. Sim, fazer do serviço prestado a seu Pai celestial,  Deus, a coisa mais importante da sua vida é o que lhe dará verdadeira felicidade e satisfação — para sempre.

Nenhum comentário: