terça-feira, 20 de abril de 2010

Resolver Problemas



O problema de ciúme às vezes surge entre amigos. Algumas pessoas desejam que fique reservado só para elas. Mas, a amizade também significa compartilhar um amigo com outras pessoas. Isto exige humildade. Exige a habilidade de controlar o ressentimento, ao invés de deixar que persista e envenene o espírito. Bons amigos não são tiranos nem capachos; constituem um feliz equilíbrio.
A amizade também subentende disciplina. Há perigo de a pessoa se tornar o que o apóstolo Pedro chama de “intrometido nos assuntos dos outros”, e isso pode estragar logo uma amizade. Assim, é proveitoso examinar a conversa da pessoa. — 1 Ped. 4:15.
Também, nestes dias ocupados, não podemos esperar que os outros nos visitem ou nos recebam constantemente. O inspirado Provérbio (25:17) afirma: “Faze raro o teu pé na casa do teu próximo, para que não se farte de ti e certamente te odeie.”
E quando for convidado para uma noitinha na casa de outrem, é sábio não manter acordado seu anfitrião até altas horas. Usualmente há muita coisa a fazer depois de os convidados partirem, e se já for muito tarde, isso talvez signifique mais dificuldades para o anfitrião. Algumas pessoas se vão tão tarde que talvez não sejam convidadas tão amiúde como poderiam sê-lo. E, talvez algumas pessoas que não podem ficar acordadas até altas horas, por questões de idade ou de saúde, ou por terem de levantar-se cedo, não são tão hospitaleiras como gostariam de sê-lo porque os convidados não raro simplesmente não sabem quando ir embora.

Nenhum comentário: