domingo, 25 de abril de 2010

O desenvolvimento da masculinidade



SERÁ de proveito para nos examinar como cada um de nós teve início, como pessoa. Imagine só! Não faz muitos anos atrás, você era um único óvulo fecundado, menor do que o ponto no fim desta sentença. A partir deste pequeno começo, passou a desenvolver-se dentro do ventre de sua mãe. Com o tempo, seu corpo ficou completo, com um cérebro que raciocina, olhos que vêem, ouvidos que ouvem, e com muitos outros órgãos maravilhosos. Como ocorreu este desenvolvimento notável?
 Seus pais não desenharam os projetos para produzir você. Antes, isto já estava tudo pronto dentro do óvulo fecundado, pela união da célula dum espermatozóide de seu pai e da célula do óvulo do ventre de sua mãe. Em questão de minutos, formularam-se os planos dentro daquela pequeníssima célula para todo aquele novo ser humano que passou a ser você!
 Todas as informações necessárias para criar você estavam contidas no ADN daquela pequeníssima célula fecundada. O ADN é a substância essencial das dezenas de milhares de genes, em cada célula, e estes genes ficam unidos em vinte e três pares de cromossomos. A informação contida em cada célula é tanta, que, se fosse transcrita em linguagem humana, seria necessária uma sala inteira cheia de livros. Talvez ainda mais espantoso seja que todas estas informações pormenorizadas são transmitidas a cada nova célula do corpo. De modo que cada célula tem as mesmas informações contidas naquele original óvulo fecundado!
 Mas, talvez pergunte: Como consegue o ADN usar apenas a informação que deseja e somente quando a deseja, para desenvolver as muitas partes diferentes do corpo da pessoa? Por exemplo, como consegue selecionar apenas as instruções necessárias para desenvolver um olho? E quando desenvolve um olho, como faz para suprimir todas as informações para o desenvolvimento dos ouvidos, dos rins, do fígado, e assim por diante?
 Isto é um mistério. Os homens ainda não o desvendaram. É o projeto dum grandioso Criador! Certo escritor da Bíblia disse a Deus, por causa daquilo que sabia sobre o corpo humano: “Elogiar-te-ei porque fui feito maravilhosamente, dum modo atemorizante. Teus trabalhos são maravilhosos, de que minha alma está bem apercebida.” (Salmo 139:14) É assim que você pensa?
 Em apenas nove meses, a única célula fecundada, com que você começou, tornou-se um bebê plenamente desenvolvido, um organismo espantosamente complexo de uns bilhões de células. Seu crescimento nunca mais será tão veloz! Mas, cerca de treze ou quatorze anos depois de seu nascimento, começa outra arrancada de crescimento. Nesta ocasião específica, você começa a transformar-se de menino em homem. Todo este período de transição, conhecido como a adolescência, dura vários anos. Acaba quando você atinge a maturidade física, geralmente entre os vinte e vinte e três anos de idade. Não é o período mais fácil de sua vida, mas é muitíssimo importante. É um campo de treinamento para seu desenvolvimento futuro.

Nenhum comentário: