domingo, 25 de abril de 2010

MOSTRE QUE ASSUME RESPONSABILIDADES



 Ao atingir a idade viril, é natural que sinta o desejo de identidade própria — de sentir que é uma pessoa diferente. É também natural que deseje ter certa medida de independência. Seus pais provavelmente começarão a prepará-lo para a ocasião em que pode ser independente. Como?
 Sem dúvida, farão isso por dar-lhe gradualmente mais responsabilidades e o privilégio de participar em fazer certas decisões a respeito das coisas que você irá fazer. Talvez o convidem a expressar sua preferência sobre as matérias que deseja estudar na escola ou talvez lhe permitam tomar um emprego por meio período. Pode ser que o deixem fazer a compra de alguns de seus objetos pessoais. Mas, não importa o que os pais considerem apropriado nesse sentido, caberá então a você mostrar que merece tal responsabilidade. Se você agir de modo infantil ou ficar “convencido”, então talvez lhe reduzam novamente os privilégios, até que mostre ser mais homem.
 Este desejo de maior identidade própria e de certa medida de independência é acompanhado por outros desejos naturais. Sentirá a necessidade de ser apreciado pelos outros por aquilo que você é e pode fazer. Alguns jovens procuram satisfazer seu desejo de ter identidade própria e ‘o senso de fazer parte’ por juntar-se a “turminhas” ou formá-las. Mas, essas turminhas costumam estabelecer seu próprio código de conduta, e os fatos mostram que isto quase sempre leva a transgressões, às vezes até mesmo a crimes sérios. Provavelmente mais do que qualquer outro fator único, as más companhias são a raiz do problema quando os jovens entram em dificuldades.
 Durante este período da vida, começa a ter algumas idéias sobre o seu aspecto físico como homem adulto. Mas deve também pensar cada vez mais sobre como será no íntimo, no que a Bíblia chama de “pessoa secreta do coração”. (1 Pedro 3:4) Este estágio de sua vida não é a ocasião de deixar que o desejo de maior independência o separe dos pais e dos demais de sua família. As mudanças pelas quais passa durante a puberdade, bem como os novos impulsos que sente e que tem de aprender a controlar, realmente aumentam sua necessidade do amor e da influência estabilizadora deles.
 Portanto, em vez de se afastar dos pais e deixar que se crie uma brecha, achegue-se mais a eles e aprenda tudo o que puder deles, ao se aproximar da idade adulta. Nunca se lamentará disso. E também lhes dará verdadeira felicidade, fazendo-os orgulhar-se de tê-lo por filho.

Nenhum comentário: