segunda-feira, 26 de abril de 2010

UM FATOR SÃO AS ENORMES MUDANÇAS

 Enormes mudanças e acontecimentos nos últimos cinqüenta ou sessenta anos são um grande motivo deste conflito de gerações. Nunca antes conheceram os jovens mudanças tão rápidas, nem passaram por elas. Há meio século atrás, ainda havia muitos cavalos e carroças em uso, e a vida não era tão acelerada. O desenvolvimento dos aviões a jato teve o efeito de diminuir o globo, de modo que a viagem de um continente para outro leva apenas algumas horas. Outros desenvolvimentos tecnológicos permitem que os homens andem na lua e falem conosco de lá.
 E houve tremendas mudanças nas comunicações, bem como no campo das diversões. O nascimento do rádio e da televisão ocorreu neste mesmo período. Ambos são armas poderosas nas mãos de propagandistas e especialistas em psicologia de massas. Diz o Juiz P. Gillian, veterano do Juizado de Menores de Portland, Oregon, E. U. A.: “A explosão de comunicações é o principal fator na delinqüência. Em cada lar . . . há um aparelho de televisão — violência instantânea por toda a volta.” Há cinqüenta anos atrás, o crime não era o grande problema que é hoje. A imoralidade não era tão prevalecente.
 Considere também as mudanças na música popular. “Talvez nada reflita mais notavelmente o conflito entre as gerações do que a nova música”, diz o jornal The National Observer. “Ela repercute todas as outras manifestações da rebelião dos jovens contra a ordem estabelecida — o movimento dos hippies, o uso de entorpecentes, o protesto social . . . a ampla rejeição das convenções religiosas e morais, e a aversão crônica aos pentes, barbeiros e cabeleireiros.” Não só há o ritmo alto e pulsante, mas a letra de muitas canções de rock ‘n’ roll blasfema o Criador, lança desprezo sobre os pais, prega a rebelião, estimula a imoralidade e o uso de drogas perigosas. Conforme diz certa canção: “Viver para hoje, porque o amanhã talvez nunca aconteça.” Assim, grande parte dos astros do rock ‘n’ roll e seus fãs compartilham o que certo escritor chamou de “desconsideração maníaca para com o futuro”. Naturalmente, esta é a “sabedoria” deste velho sistema, que a Bíblia descreve em Tiago 3:15 como sendo “terrena, animalesca, demoníaca”.
 De modo que todas estas mudanças e os acontecimentos tiveram um profundo efeito nos jovens. Esta geração foi afligida por duas guerras mundiais, e este fato não pode ser ocultado dos jovens. “Tivemos duas guerras mundiais — dois erros fatais — e os jovens sabem disso”, disse o ministro do exterior das Filipinas, Carlos P. Romulo. “Querem moldar seu próprio mundo segundo seus próprios sonhos.” Os jovens da atualidade vivem mais do que nunca antes no que é chamado de “era da violência”, e esta violência continua a atingir novos auges. Para contrabalançar os ódios do mundo, muitos jovens encenam o que chamam de “love-ins” (‘reuniões de amor’) ou procuram uma vida de escapismo por meio de drogas. Mostram desprezo pelas instituições por seguirem o que chamem de “nova moralidade”, que não é moralidade nenhuma. A rebelião contra as “normas” passadas de conduta social é o grito de batalha de muitos dos jovens do mundo.

Nenhum comentário: