quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os jovens de hoje — um quadro global




ESTEREÓTIPOS populares apresentam os adolescentes como rebeldes loucos por tóxicos, de cabeça vazia, egotistas e preguiçosos, não pensando muito em outra coisa senão em roupas, TV e sexo. Para a maioria, contudo, este conceito negativo sobre a juventude parece estar muito distante da realidade.

Uma pesquisa publicada na revista Psychology Today, comprovou que ‘quase três quartos dos pesquisados pareciam ser bem-ajustados. Em geral, eles eram felizes, tinham domínio de si e se importavam com outros, preocupando-se com as repercussões de suas ações’. Verificou-se que a maioria dos jovens, longe de serem alienados dos pais, “tinham atitudes muito positivas para com a família”.

Outras pesquisas revelam que muitas das esperanças, das aspirações e dos temores dos jovens de hoje igualmente refletem um modo de pensar sensato e sóbrio. Em 1985, o Correio da Unesco perguntou a jovens em 41 terras: “Qual é o problema que mais preocupa todos os jovens atualmente?” Foram obtidas respostas muito sensatas, tais como “os problemas da guerra e da paz” (50 por cento), “o desemprego e o trabalho” (30 por cento) e “o futuro” (10 por cento).

Mesmo quando o foco passa a ser as ambições pessoais, os jovens de novo adotam um enfoque surpreendentemente pragmático. Depois de realizar uma pesquisa entre “um grupo nacionalmente representativo de homens e mulheres jovens [dos EUA], entre os quatorze e vinte e um anos”, a revista Seventeen disse a seus leitores jovens: “Mais do que qualquer outra coisa, vocês desejam casar-se e ter uma família. A segunda coisa que vocês mais desejam é um emprego ou uma carreira. Visam ganhar dinheiro. Estão preocupados com dinheiro, também, e com instrução. Mais de 60 por cento de vocês, porém, não acreditam que os problemas do mundo sejam assim tão grandes que sua geração não possa melhorar as coisas.”

Em sua maioria, então, os jovens de todo o mundo desejam as mesmíssimas coisas que seus entes queridos mais velhos buscam: felicidade, segurança, famílias unidas. Estão preocupados com o mundo em que vivem, e sinceramente desejam melhorá-lo. Todavia, existe um aspecto sombrio desse quadro.

Nenhum comentário: