segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deve haver um conflito de gerações no lar cristão?



“Cessai de ser modelados segundo este sistema de coisas.” — Rom. 12:2.
“O QUE me surpreendeu, durante minha última visita à América”, disse o historiador Arnold Toynbee, “foi o crescente conflito entre a nova geração e a geração de seus pais”. Tal referência ao conflito de gerações não é incomum nas notícias atuais. O conflito de gerações é mais do que uma figura de retórica. É um fato duro e frio deste sistema de coisas. Não existe apenas na América do Norte, mas em muitas outras partes do mundo, tais como a Europa e a Ásia. “O Conflito de Gerações no Japão”, noticiou o jornal Times de Nova Iorque, “Cria Quase um Abismo”. E num longo artigo do jornal soviético, comunista, Pravda, observou-se que o conflito de gerações é um dos grandes problemas na sociedade soviética. A sociologista Margaret Mead fala de um “conflito de gerações profundo, novo, sem precedentes, mundial”.
 O que é este conflito? É um conflito ou colapso nas comunicações e no entendimento entre jovens e adultos. Muitos jovens acham que os adultos criaram um mundo miserável e que deve haver um modo melhor, e que eles devem achá-lo. Muitas vezes, estes jovens se rebelam contra tudo de que a geração mais velha gosta ou o que representa. Os mais velhos, por outro lado, tendem a achar que muitos jovens são irresponsáveis, mimados, egoístas e ingratos. O conflito representa assim uma diferença cada vez maior no modo de pensar existente entre as duas gerações.
 Embora este conflito seja mundial, que dizer dos lares cristãos? Só porque este sistema de coisas tem um espantoso conflito de gerações, deve existir o mesmo conflito no lar cristão? Ora, fazem os verdadeiros cristãos parte do mundo? Jesus Cristo tornou muito claro que os cristãos ‘não devem fazer parte do mundo’. (João 15:19) Portanto, se você, leitor, for verdadeiro cristão, quer jovem quer idoso, não desejará que tal conflito de gerações ‘faça parte’ de seu lar, não é verdade?
 Mas, temos de encarar o fato de que os jovens cristãos, bem como os adultos, podem ser influenciados pelas pessoas mundanas em sua volta. Pode-se adotar a mentalidade mundana, e, se a pessoa não estiver prevenida, ela poderá ser modelada por este sistema de coisas. Existe tal perigo para os cristãos, e pode tornar-se uma verdadeira batalha. Não menospreze isso. É uma luta contra idéias, objetivos e ambições mundanos e contra a imitação das pessoas mundanas, quer jovens, quer idosas. Especialmente os cristãos jovens precisam acatar as palavras do apóstolo cristão Paulo, que advertiu: “Não vivam de acordo com as normas deste mundo.” — Rom. 12:2, A Bíblia na Linguagem de Hoje.
 Agora como se pode ajudar nesta luta a vocês, jovens cristãos, para que não sejam amoldados pelo mundo e não acabem vítimas do conflito de gerações? Na busca duma resposta a esta pergunta, convém examinar os motivos deste conflito.

Nenhum comentário: