domingo, 25 de abril de 2010

O VALOR DUMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

 O alimento que ingere faz mais do que apenas dar-lhe energia. Fornece o material de construção de que seu corpo precisa para conservar-se. Os carboidratos, tais como os encontrados no açúcar, no pão e nas batatas, fornecem-lhe energia. Mas o que acontece quando sua alimentação é composta quase que exclusivamente de tais coisas? O que acontece quando quer passar apenas com refrigerantes e doces? Seu corpo começa a sofrer por falta dos materiais necessários para fazer os consertos diários.
 Precisa regularmente de proteínas, tais como as encontradas no leite, no queijo, na carne e no peixe. Sem elas, seus músculos ficam logo moles e flácidos, e o crescimento fica retardado. Precisa de minerais, sem os quais seus dentes logo deterioram e seus ossos enfraquecem. As verduras são ricas em minerais. Precisa de vitaminas, porque são os reguladores químicos do corpo e protegem o corpo contra certas doenças. Frutas e cereais são as principais fontes de vitaminas. E precisa de bastante água, pois esta constitui a base de seu sangue e de todos os líquidos dos tecidos.
 Poderá colher os resultados de sua alimentação boa ou má não apenas quando atingir os sessenta ou setenta anos de idade, mas já na sua adolescência. A pesquisa mostra, por exemplo, que, quando se dá a estudantes uma alimentação melhor, sua capacidade de aprender também melhora. Alimentação deficiente, em geral, resulta em trabalho inferior, fazendo com que as pessoas estejam mais sujeitas a acidentes. Priva o corpo prontamente de sua aparência saudável e de sua beleza natural.

Nenhum comentário: