quarta-feira, 14 de abril de 2010

Trabalhar depois das aulas — fará de mim logo um adulto?

DOIS de cada três — são tantos assim os adolescentes que, nos Estados Unidos, já estão trabalhando. E gastam nisso entre 16 a 20 horas semanais!

Por que estão os jovens, em números recordes, afluindo aos empregos? Explica Brian, de 16 anos: “No meu caso, tenho de [trabalhar]. Minha mãe e meu pai se divorciaram, e eu tenho de ajudar a mamãe do jeito que posso.” Muitas famílias, similarmente, precisam de ajuda financeira. E mesmo quando um jovem não contribui diretamente para cobrir as despesas de casa, se ele simplesmente puder comprar suas próprias roupas ou outros itens pessoais, isto efetivamente alivia os pais de certa pressão econômica.

Na verdade, muitos jovens trabalham para satisfazer seu gosto por roupas, sapatos ou lanches caros. Mas, no caso de alguns jovens, um emprego significa primariamente um grande passo em direção à vida adulta. Suzanne, de 19 anos, escreveu, na revista Seventeen: “Eu trabalho porque gosto de ser auto-suficiente. Não preciso depender de meus pais para cobrir minhas despesas. . . . Os pais podem dar dinheiro aos filhos, mas não lhes podem dar o sentimento de satisfação que advém de ganhar dinheiro.” E você talvez sinta a mesma coisa — que ter um emprego seria uma boa experiência, que isso o ajudaria a se tomar um adulto mais rapidamente. Mas será que realmente o ajudaria?

Nenhum comentário: