sexta-feira, 23 de abril de 2010

ASSUMIR RESPONSABILIDADES



 Mais cedo ou mais tarde terá de fazer algumas decisões sérias. Virá o tempo em que terá de assumir responsabilidades. No momento, você é um pouco parecido a um filhote de águia. Talvez saiba que as águias costumam construir seu ninho muito alto, à beira dum grande penhasco. Quando os filhotes começam a bater as asas e estão prontos para voar, seus progenitores os empurram para o canto do ninho e depois os atiram lá fora no ar! Certo observador falou sobre ver a águia mais velha deixar o filhote cair cerca de 30 metros antes de voar por baixo, e, com asas estendidas, deixar o filhote pousar nas suas costas. Depois, voou novamente para cima, até o ninho, e o processo foi repetido, até que o filhote de águia aprendeu a voar. —  Bulletin of the Smithsonian Institution, Vol. CLXVII, página 302.
 No seu caso, seus pais proveram um lar com muito esforço e planejamento. Mas não poderá para sempre contar com eles, para fazer as coisas por você ou tomar as grandes decisões por você. Isto se dará especialmente se você, ao atingir a maioridade, decidir sair de casa. Seus pais podem ajudar a prepará-lo para assumir a responsabilidade de homem ou moça crescida, tornando-lhe isto mais fácil, até que possa ficar por conta própria, assim como a águia faz com seu filhote. Mas você terá de fazer também a sua parte.
 O desenho das poderosas asas da águia e sua capacidade instintiva de voar — estas são coisas que se originaram dum Criador todo-sábio. Portanto, cada um de nós precisa dar-se conta de que a chave para usufruir a vida do melhor modo se encontra na nossa confiança Nele. Não importa quão bom (ou quão deficiente) foi o começo que seus pais lhe puderam dar e não importa quão bons sejam a mente e o corpo que você tenha, sempre desejará reconhecer a necessidade da orientação de  Deus e recorrer a ele em busca de força para seguir as suas indicações. Ele inspirou a escrita das seguintes palavras para jovens assim como você:
 “Inclina teu ouvido às minhas declarações. Não se afastem elas dos teus olhos. Guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham e saúde para toda a sua carne. Mais do que qualquer outra coisa a ser guardada, resguarda teu coração, pois dele procedem as fontes da vida. . . . Quanto aos teus olhos, devem olhar diretamente para a frente, sim, teus olhos radiantes devem mirar diretamente para diante de ti. Aplana o rumo de teu pé, e sejam firmemente estabelecidos todos os teus próprios caminhos.”— Provérbios 4:20-26.
 Quanto mais recorrer a  Deus e sua Palavra em busca de orientação, tanto mais suave será a estrada da vida para você.

Nenhum comentário: