terça-feira, 20 de abril de 2010

O Que É Necessário Para Manter a Amizade



Pode-se assemelhar a amizade a uma planta que precise ser cultivada. Tem de ser regada e cuidada, se há de produzir frutos doces e saudáveis.
Manter uma amizade não é algo automático. Exige planejamento. Na nossa lista semanal de coisas a fazer, bem que poderíamos assinalar ações de amizade. Poderíamos anotar os nomes daqueles a quem gostaríamos de visitar ou telefonar, ou mandar um bilhete, ou enviar um presente. Quão fácil é negligenciar amigos só porque são amigos. Muitos que conhecem a arte da amizade planejam jantar uma vez por semana ou uma vez por mês com certos amigos.
Uma ajuda para preservar as amizades é fazer as coisas juntos. Certo amigo ensinou outro a cozinhar. Depois disso, os deleites de cozinhar enriqueceram suas palestras e suas vidas. Outros incentivaram os amigos a ir com eles a certos lugares, e a fazer coisas juntos, como visitar museus, passearem pelos parques ou irem juntos a piqueniques.
A distância talvez impeça os amigos de estarem juntos, mas uma carta calorosa pode sanar a lacuna. Um telefonema pode fazer-lhes lembrar de que se interessa por eles. Talvez seja possível passarem umas férias junto com velho amigo e renovar a amizade. Não raro as reuniões são muito animadoras.

Nenhum comentário: