terça-feira, 6 de abril de 2010

Sem Senso de Valores

A evidência de que os jovens hoje crescem sem verdadeiro senso de valores não é usualmente tão impressionante. A maioria dos jovens, afinal de contas, não são assassinos de sangue frio. Mas, mesmo os jovens comuns das escolas ricas dos subúrbios grã-finos revelam diferenças inquietantes dos de sua idade uma geração atrás. Um professor aposentado, escrevendo sobre a nova geração, diz que durante as aulas “são dadas respostas rápidas e fáceis, baseadas em racionalizações e chavões que revelam pouca reflexão pouca consideração pela vida humana . . . um cinismo insalubre, desconfiança, intolerância de idéias, valores e proposições universais”.

Quão trágico é deixar uma geração de jovens crescer com poucos ideais, com pouco senso de nobreza, ou mesmo do que é certo e do que é errado! Contudo, é isso que está acontecendo no mundo inteiro. “Há entre os estudantes que ainda não se formaram uma sensação de que são passageiros num navio que está afundando, um Titanic se quiser, chamado Estados Unidos ou o mundo”, dizia um estudo feito pelo Conselho Carnegie sobre Estudos das Diretrizes de Educação Superior. “O fatalismo de hoje alimenta um espírito de hedonismo [viver em busca de prazeres] justificado. Há entre os estudantes de faculdade cada vez mais a crença de que, se estão condenados a viajar no Titanic, devem pelo menos . . . ir de primeira classe, pois consideram que não há nada melhor.”

Se você é uma pessoa jovem, acha que a geração mais velha é rápida demais em apontar o dedo acusador contra você? Afinal; que motivos têm os jovens para depositar fé neste sistema de coisas? Os jovens da atualidade cresceram numa geração de escândalos políticos. Por que deveriam procurar melhorar um mundo que parece irremediavelmente corrupto? Após uma lauta refeição, os jovens em países abastados podem ligar a TV para ouvir notícias e ver pessoas passando fome nos países mais pobres. Podem ouvir políticos que justificam a despesa de bilhões de dólares em armamentos em vez de gastar em alimentos. Por que deveriam os jovens apoiar uma ordem mundial que tem prioridades tão desvirtuadas? Por que deveriam depositar fé num mundo que parece estar cada vez mais a ponto de causar sua própria explosão?

Mas, suponhamos que o mundo pudesse realmente ser mudado. Suponhamos que a ameaça de uma guerra nuclear pudesse desvanecer, junto com a fome, a doença e a corrupção política. Não seria muito mais significativa a vida em tal mundo? Acha que é impossível? Certamente, os antecedentes da autonomia do homem não fornecem base para esperança de um mundo assim, mas, que dizer se a mudança fosse feita por outro poder? Como jovem, estaria interessado num mundo assim?

Nenhum comentário: