sexta-feira, 16 de abril de 2010

Adolescentes sonolentos — é preocupante?




DO REDATOR DE DESPERTAI! NO CANADÁ

DORMIR pouco diminui a capacidade mental e causa déficit de memória, e alunos adolescentes estão entre os mais atingidos, disse o jornal canadense The Globe and Mail. “Há também uma relação entre a falta de sono nas crianças e nos adolescentes e os distúrbios de comportamento, a irritabilidade e a hiperatividade.” Especialistas do sono estudaram os hábitos de dormir de cerca de 2.200 alunos do ensino médio e descobriram que uns 47% dormiam menos do que as recomendadas oito horas por noite.

É verdade que muitas vezes a privação do sono é conseqüência do estilo de vida dos jovens, “mas existe também a possibilidade de ser devido a problemas de saúde não-diagnosticados”, diz o artigo. “A apnéia do sono atinge cerca de 4% das crianças e dos jovens entre 4 e 18 anos.” É um distúrbio causado pelas vias aéreas superiores que se fecham parcial ou completamente durante o sono, obstruindo a passagem do oxigênio. Isso por sua vez faz com que as atividades cerebrais não diminuam de intensidade. O resultado é que crianças e jovens acordam cansados e de mau humor.

Alguns sintomas que alertam para a possibilidade de um distúrbio do sono são: roncar ou ressonar, tendência a ter dor de cabeça de manhã, problemas de memória, falta de concentração e constante sonolência durante o dia. De vez em quando é bom os pais observarem os filhos quando estão em sono profundo. O Dr. Robert Brouillette, pediatra e especialista do sono no Hospital Pediátrico, em Montreal, disse que quem sofre de um distúrbio do sono pode parar de respirar enquanto dorme, independentemente do fato de o peito subir e descer. “A pausa termina com a volta da respiração, quando a pessoa acorda ou quase acorda e respira algumas vezes, a seguir caindo no sono de novo.” São episódios que às vezes ocorrem centenas de vezes durante a noite. É por isso que muitas crianças e adolescentes acordam de manhã exaustos.

A Associação Americana de Distúrbios do Sono recomenda dormir em quarto bem ventilado, escuro e sem distrações, como televisão e computador. Uma boa noite de sono também depende muito de as crianças e adolescentes terem horários para deitar e levantar. Alguns apnéicos optaram por usar um gerador de fluxo aéreo nasal contínuo, com pressão positiva, que consiste na insuflação de ar em baixa pressão no nariz e na boca para manter abertas as vias aéreas superiores. Uma pediatra declarou: “O sono é mais importante do que o alimento. É mais importante do que o exercício. O sono controla os nossos hormônios, emoções e sistema imunológico.”

Nenhum comentário: