terça-feira, 13 de abril de 2010

Recém-nascidos Abandonados

Por ser tão precária a condição de tais recém-nascidos, sua permanência no hospital poderá ser de várias semanas e, às vezes, de meses. Bem amiúde, porém, a longa permanência não se deve tanto à condição do bebê como à atitude da mãe para com ele. Muitas vezes, a mãe simplesmente abandona o bebê no hospital, deixando-o entregue aos cuidados da Prefeitura. [No Brasil, do Juizado de Menores.] “Não consigo compreender como é possível uma mãe não perguntar nada sobre o bebê, jamais voltando”, queixou-se um médico preocupado. Algumas nem permanecem ali o tempo suficiente para dar um nome ao bebê. As enfermeiras precisam fazer isso por elas. “O aspecto mais destacado e hediondo do consumo do crack da cocaína”, disse uma enfermeira da equipe hospitalar, “parece ser o enfraquecimento do instinto maternal”. Um hospital teve até de mandar telegramas a pais desinteressados, pedindo-lhes que assinassem o atestado de óbito, quando os bebês morreram. Acha isso chocante?

Tais bebês, devido à sobrecarga de trabalho das enfermeiras dos hospitais, não podem receber o amor e a atenção de que têm tanta necessidade vital. Em alguns casos, quando não é logo possível arranjar lares adotivos, pessoas que se importam com tais crianças, e que demonstram amor por elas, têm oferecido seu tempo, algumas horas por semana, para acalentar estes bebês abandonados. “Elas dão de mamar a eles, cantam para eles, brincam com eles, embalam-nos, e trocam suas fraldas”, disse uma destas voluntárias. “Tratam-nos como se fossem seus próprios bebezinhos. Isso é muito bom para as criancinhas. Algumas delas já estão aqui por longo tempo.”

O que o futuro reserva para estes bebês prejudicados pela cocaína? Seus Qls, abaixo dos níveis normais, representarão um futuro problema para seus professores. “Devido às suas deficiências físicas e de desenvolvimento”, disse um especialista infantil, “essas criancinhas representarão um problema para si mesmas e para a sociedade, por 40 a 50 anos”. Deveras, o crack tem deixado uma marca indelével na sociedade.

Nenhum comentário: