quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sugestões práticas



Digamos que você já tenha consultado seu médico e que você é saudável, embora seja magro. O que poderá fazer? Em Jó 8:11, a Bíblia diz: “Acaso o papiro cresce alto sem brejo? Acaso a cana se torna grande sem água?” Assim como uma planta viceja quando cultivada em ambiente correto e recebe os nutrientes adequados, você também precisa de uma alimentação equilibrada para se tornar um adulto saudável. Isso é importante tanto para ganhar como para perder peso.
Mas não seja tentado a começar a comer muitos alimentos gordurosos para ganhar peso mais rápido. Ao realizar um estudo sobre a alimentação dos que faziam musculação, a nutricionista Susan Kleiner notou que eles consumiam cerca de 6.000 calorias por dia! Mas segundo Kleiner, “a constatação assustadora nesse estudo foi que eles consumiam em média mais de 200 gramas de gordura por dia, o equivalente a dois tabletes de manteiga! A curto prazo isso é suficiente para adoecer a maioria das pessoas. Consumida habitualmente, com o tempo tal enorme quantidade de gordura leva a doenças cardíacas.”
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a base de uma alimentação equilibrada é composta de carboidratos como pães, cereais, arroz e massas. A seguir vêm as hortaliças e as frutas. O USDA recomenda consumir quantidades moderadas de carnes e laticínios.
 Para monitorar exatamente o que e quanto você come, poderia experimentar manter um diário de sua alimentação. Carregue uma caderneta por uma semana e anote tudo o que come e quando come. Você talvez fique surpreso de descobrir que não está comendo tanto quanto pensa, especialmente se vive com pressa. E como adolescente ativo, você pode queimar com facilidade 3.000 calorias ou mais por dia! Talvez descubra também que sua alimentação não é tão equilibrada quanto devia ser — com muitos lanches rápidos como hambúrgueres e pizzas, e poucas frutas e verduras.
O que dizer de suplementos alimentares caros? Talvez não sejam necessários. Muitos especialistas acreditam que uma boa alimentação supre todos os nutrientes que o organismo precisa. Acima de tudo, evite soluções imediatistas como os esteróides anabolizantes. Lamentavelmente, o abuso de anabolizantes não é apenas um problema entre adolescentes do sexo masculino. O jornal The New York Times diz: “O aumento do uso de [anabolizantes] entre as garotas, que alguns pesquisadores atribuem em parte a um tipo de anorexia ao reverso, atingiu os níveis que começaram a ser estabelecidos pelos rapazes na década de 80.” Um chocante total de 175.000 garotas adolescentes nos Estados Unidos admitem usar anabolizantes. Essas drogas têm sido associadas a um grande número de efeitos colaterais trágicos, incluindo pêlos indesejáveis no rosto, menstruação irregular e câncer de mama nas mulheres, câncer da próstata nos homens e entupimento das artérias e câncer do fígado em ambos os sexos. Os anabolizantes nunca devem ser tomados sem prescrição e supervisão médica.

Nenhum comentário: