sábado, 27 de março de 2010

Será Que o prazer Vale os Riscos?

Acrescente-se a isto os riscos para a saúde. Informes bem divulgados indicam que a maconha constitui verdadeiro risco para a saúde! Curiosamente, porém, quando se lhes perguntou: “Você acha que fumar maconha é prejudicial à sua saúde?” quase a metade dum grupo de jovens fumantes de maconha responderam: Não! Explicam os autores de Talking With Your Teenager: “Muitos adolescentes não se deixam persuadir por estas ponderações a respeito da saúde, em parte porque são tão exuberantes e cheios de vitalidade que não crêem que sua saúde vá sofrer. Esta sensação de ‘invulnerabilidade’ é muito comum na adolescência. Os adolescentes encaram o câncer, o alcoolismo, o vício das drogas pesadas, como coisas que acontecem a pessoas mais idosas, e não a eles.”

“Quando comecei a fumar maconha”, recorda um jovem chamado Davi, “já tinha ouvido muitos adultos falarem que isso era ruim para a gente. Francamente, não acreditei neles. Afinal de contas, tinha amigos que fumavam maconha, e meus amigos não pareciam ter sofrido nada por causa disso. As histórias terríveis que ouvira da geração mais velha não casavam com aquilo que eu via. Assim, calculei que era apenas um monte de propaganda.”

Davi, contudo, aprendeu a duras penas que algumas dessas “histórias terríveis” eram verdadeiras. Você, também, não se iluda pensando que é um tanto invulnerável aos danos, por ser jovem. “Pois, o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7) Abuse de seu corpo e de sua mente, e talvez tenha de pagar por isso, mais cedo do que imagina. Utilize sua faculdade de raciocínio e evite os riscos irresponsáveis.

Poderá Dizer Não!

Nenhum comentário: