sábado, 27 de março de 2010

Por que é tão difícil não pensar tanto no sexo oposto?

“A curiosidade sobre sexo é muito importante na juventude”, explicou a jovem Lorraine. “A mente da gente fica cada vez mais ligada em assuntos sexuais.”

PASSA muito do seu tempo — talvez a maior parte — pensando ou falando em pessoas do sexo oposto? Ou admirando-as? Senta-se para fazer os deveres escolares, mas se perde em devaneios com um rapaz bonito ou uma moça graciosa que viu à tarde? Suas conversas são entrecortadas por olhares furtivos lançados a pessoas atraentes que vão passando? Acha difícil ler, estudar ou até se concentrar nas reuniões cristãs e em congressos — simplesmente porque não consegue deixar de pensar tanto no sexo oposto?

Em caso afirmativo, talvez tema estar perdendo o juízo. Um jovem admitiu: “Talvez eu tenha obsessão por sexo, não sei. É que penso com tanta freqüência em garotas, criando fantasias . . . Acha que sou normal?” Como diz a escritora Lynda Madaras, na juventude “os impulsos românticos ou sexuais podem ser muito fortes. Às vezes até parece que você só consegue pensar em romance e sexo!”

Os impulsos sexuais não são nocivos em si mesmos. Deus criou o homem e a mulher com a faculdade de sentirem forte atração um pelo outro. Isso se harmoniza com seu propósito de que eles se casassem e ‘enchessem a terra’ com descendentes justos. (Gênesis 1:28) A Bíblia também é bastante franca ao mostrar que as relações sexuais podem dar grande prazer aos casados. — Provérbios 5:19.

O problema é que, como humanos imperfeitos, muitas vezes temos dificuldade em controlar nossos impulsos. (Note Gênesis 6:5.) “O desejo da carne” pode parecer impressionantemente forte! (1 João 2:16) E, por você ser jovem, talvez seja dificílimo não pensar tanto no sexo oposto. Por quê?

Nenhum comentário: