terça-feira, 30 de março de 2010

Há Um Rebelde na Família?

 Ocasionalmente talvez ouça falar de adolescentes que se rebelam abertamente contra os pais. Pode até ser que conheça pessoalmente uma família em que um adolescente parece impossível de controlar. Contudo, nem sempre é fácil saber se o filho é realmente um rebelde. Ademais, pode ser difícil entender por que alguns filhos se rebelam e outros — da mesma família — não. Se os pais suspeitam que um dos filhos está se tornando um rebelde empedernido, o que devem fazer? Em resposta, primeiro é preciso ver o que é um rebelde.

 Numa definição simples, rebelde é a pessoa que deliberada e persistentemente desobedece ou resiste e desafia uma autoridade superior. Naturalmente, ‘a tolice está no coração da criança’. (Provérbios 22:15) Assim, toda criança vez por outra resiste à autoridade dos pais. Isso acontece em especial no período de desenvolvimento físico e emocional conhecido como adolescência. Mudanças na vida de qualquer pessoa geram tensão, e a adolescência é marcada por mudanças. Seu filho adolescente está saindo da infância e entrando na vida adulta. Por isso, nesse período, alguns pais e filhos custam a se entender. Muitas vezes os pais instintivamente tentam frear a transição, ao passo que os adolescentes querem acelerá-la.

 O adolescente rebelde rejeita os valores dos pais. Mas, lembre-se de que alguns atos de desobediência não fazem da pessoa um rebelde. E, em assuntos espirituais, algumas crianças de início talvez mostrem pouco ou nenhum interesse na verdade bíblica, mas podem não ser rebeldes. Como pais, não se apressem em rotular o seu filho.

6 Será que a adolescência de todos os jovens é marcada pela rebelião contra a autoridade dos pais? De forma alguma! De fato, a evidência parece sugerir que apenas a minoria dos adolescentes manifesta séria rebelião juvenil. Mesmo assim, que dizer do jovem que obstinada e persistentemente se rebela? O que pode levar a tal rebeldia?

Nenhum comentário: