terça-feira, 30 de março de 2010

Quais São Suas Expectativas?

“Não tínhamos noção do que o casamento é realmente”, explicou certa adolescente do Meio-Oeste dos Estados Unidos. “Pensávamos que poderíamos entrar ou sair quando quiséssemos, fazer o que bem entendêssemos, lavar ou não a louça, mas não é assim.” Não há só louça suja para lavar, mas também roupa, e uma casa para manter limpa. As doenças, junto com as despesas com o médico, podem ser devastadoras. “Muitos adolescentes se casam para ‘brincar de casinha’. Ah!, parece tão divertido! A pessoa imagina um bebê como se fosse uma boneca, tão bonitinho e que só serve para brincar, mas não é nada disso”, admite Virgínia, que se casou na adolescência e deu à luz seu primeiro filho aos 20 anos. Certa mãe de 16 anos falou da agonia de ter ficado presa “dentro de casa” com uma criança que “chorou cinco meses a fio”. Ela disse: “Pensei que eu ia enlouquecer.”

Ainda mais difícil é tentar tornar-se “uma só carne” com alguém de personalidade diferente (que pode mudar dia a dia) e tentar suprir às necessidades emocionais íntimas deste alguém. Isto, às vezes, parece impossível! “Os que [se casarem] terão tribulação na sua carne”, disse o apóstolo Paulo. Quão veraz! Sim, “tribulação”, ou “dor e aflição”. — 1 Coríntios 7:28; The New English Bible.

Embora a ‘tribulação na carne’ pressione qualquer casamento, a inexperiência da maioria dos adolescentes e amiúde as suas expectativas irreais tornam seu casamento especialmente vulnerável. Embora nem todos os casamentos de jovens sucumbam a tais pressões, os que são bem-sucedidos precisam transpor o maior dos obstáculos para um bem-sucedido casamento de adolescentes — a imaturidade.

Nenhum comentário: