sábado, 27 de março de 2010

Explicar o Nascimento

Dos três aos cinco anos de idade, a criança talvez comece a ter curiosidade sobre o nascimento e talvez pergunte: “De onde vêm os bebês?” Poderá simplesmente responder: “Você cresceu num lugar quentinho e seguro dentro da mamãe.” Isto provavelmente a satisfará no momento. Mais tarde a criança talvez pergunte: “Como é que o bebê sai?” Poderá responder: “Deus fez uma abertura especial para o bebê sair.” O período de atenção de crianças pequenas é curto, de modo que respostas simples e diretas são as melhores. Forneça as informações necessárias um pouco de cada vez, deixando o restante para mais tarde.

Se os pais ficarem atentos, poderão descobrir muitas oportunidades para ensinar. Se alguém da família estiver esperando um bebê, a mãe poderá dizer: “A tia Sueli provavelmente logo vai ter um bebê — eu estava mais ou menos do tamanho dela algumas semanas antes de você nascer.” A expectativa do nascimento dum irmãozinho ou duma irmãzinha pode fornecer meses de instrução emocionante e deleitosa.

Mais tarde, a criança talvez queira saber: “Como é que o bebê começou?” Uma resposta simples seria: “Uma semente do papai se encontra com um óvulo dentro da mamãe, e o bebê começa a crescer, assim como uma semente na terra cresce e se torna uma flor ou uma árvore.” Noutra ocasião a criança talvez pergunte: “Como é que a semente do papai entra na mamãe?” Você poderá dizer, respeitosamente: “Você sabe como são os  meninos. Eles têm um pênis. A mãe possui uma abertura no corpo onde o pênis se encaixa, e a semente é plantada. Deus nos fez dessa forma para que os bebês possam crescer num lugar bom e quentinho até que estejam suficientemente grandes para viver independentes. Daí nasce um lindo e novo bebê!” Poderá falar num tom de admiração pela maneira maravilhosa como Deus planejou essas coisas.

Deverá tomar cuidado de nunca evadir-se de perguntas com um embaraçado: “Eu lhe direi mais tarde, quando você tiver idade bastante para entender.” Isso poderia aumentar a curiosidade das crianças e talvez até induzi-las a buscar informações em outras fontes inadequadas. A criança com suficiente idade para fazer a pergunta tem suficiente idade para ouvir uma resposta simples e respeitosa. Não dar a resposta talvez desanime os filhos de continuar a lhe dirigir perguntas.

Nenhum comentário: