terça-feira, 30 de março de 2010

Por que dizer não aos tóxicos ?

“EMOCIONALMENTE, sou uma criança”, diz Miguel, um rapaz de 24 anos. “Às vezes fico com medo e até me sinto intimidado por outros da mesma idade. Sofro de depressão, de insegurança e, algumas vezes, cheguei até a pensar em suicidar-me.”

Ana, de 36 anos, descreve a si mesma como “muito jovem, emocionalmente”, e tendo “pouco amor-próprio”. Acrescenta ela: “Acho muito difícil levar uma vida normal.”

Miguel e Ana colhem as conseqüências duma decisão feita quando eram bem jovens — a de provar tóxicos. Milhões de jovens, atualmente, fazem a mesma coisa — injetam, engolem, cheiram e fumam tudo, desde cocaína à maconha. Para alguns jovens, contudo, ‘tomar drogas’ é uma forma de fugir dos problemas. Outros ficam envolvidos com elas para satisfazer sua curiosidade. Ainda outros consomem tóxicos para amainar a depressão e o enfado. E, uma vez iniciados, muitos continuam a consumir tóxicos pelo simples prazer de consumi-los. Diz Geraldo, de 17 anos: “Eu só fumo [maconha] por causa dos efeitos. Não para ficar frio ou por motivos sociais. . . . Jamais fumei por causa da pressão dos colegas, mas só porque quis.”

De qualquer modo, são grandes as probabilidades de que, mais cedo ou mais tarde, você fique exposto aos tóxicos, ou estes lhe sejam oferecidos diretamente. “Até mesmo os guardas em nossa escola vendem erva [maconha]”, afirma certo jovem. Os equipamentos para o consumo de drogas são abertamente expostos e vendidos. Apesar de sua popularidade, porém, existem bons motivos para você dizer não aos tóxicos. Como assim?

Nenhum comentário: