domingo, 28 de março de 2010

Estou habilitado a dirigir um veículo ?

“UM ADOLESCENTE sem carteira [de habilitação de motorista] simplesmente não é um adolescente.” Sem dúvida muitos jovens compartilham os sentimentos expressos por este adolescente. Expressando-o de modo brando, em muitos países, eles mal conseguem esperar para colocar-se atrás do volante dum carro.

Para muitos jovens, a carteira de habilitação é símbolo de status e de madureza. Ter habilitação para dirigir significa liberdade, sair de debaixo da supervisão parental. Significa mobilidade, não mais ter de depender dos pais ou de irmãos e irmãs mais velhos para seu transporte. Admitidamente, nem todos os jovens têm motivos sólidos para querer dirigir um veículo. Alguns, por exemplo, desejam poder dirigir por causa das possibilidades românticas que isso abre para com o sexo oposto. E, como o Dr. Haim G. Ginott comentou em seu livro Between Parent & Teenager (Entre Pais e Adolescentes), no caso de alguns jovens, um carro “representa . . . poder, velocidade e excitação”.

Todavia, um carro conduzido de forma madura e responsável pode ser de verdadeira utilidade. Muitas Testemunhas de Jeová jovens, por exemplo, fazem bom uso dum carro em seu ministério público. Um carro também permite que o jovem execute tarefas de ajuda para outros, e auxilie os que precisam de transporte para ir às reuniões cristãs.

Presumamos, então, que você já tenha alcançado a idade legal para dirigir. Tomou lições de direção, numa auto-escola, e estudou cuidadosamente as regras de trânsito. Conforme as leis locais, sob a direção de seus pais (ou da auto-escola), obteve alguma experiência de direção. Talvez tenha passado nos exames de motorista e conseguido uma carteira de habilitação. Significa tudo isto que você esteja agora habilitado a dirigir? Não necessariamente.

Nenhum comentário: