domingo, 28 de março de 2010

"ser compreendido"

A maioria dos adolescentes gostam de festas. Em vista da conduta prevalecente em algumas destas festas, os pais talvez não queiram que seus filhos participem nelas. Mas, proibir totalmente que vão a festas desanimaria os jovens e os tornaria deprimidos. (Col. 3:21) Se os pais providenciam reuniões sociais, têm o direito de controlar a lista dos convidados e de supervisionar as atividades, evitando assim muitos problemas. Quando os jovens participam no planejamento, tudo sairá muito mais bem sucedido.

Quando um adolescente comete um erro e se mete em encrencas, então, mais do que nunca, precisa de compreensão. Os pais farão bem em refletir na sua própria juventude e em lembrar-se de seus próprios erros por inexperiência juvenil. Neste caso, resistirão mais prontamente à tendência de exceder-se na ação e de ser críticos demais. Se quiserem que seus filhos adolescentes venham a eles quando estão em dificuldades, terão de criar um motivo de confiança pela maneira em que reagem diante de infrações menores.

Quando o erro é apenas um engano irrefletido, os pais devem mostrar grande bondade e consideração. Devem fazer todo empenho para explicar o que estava errado e como evitar a repetição do erro. Mas não se deve dizer ao jovem que ele é mau.

Mas, o que devem fazer os pais quando seus filhos adolescentes se envolvem em sérios problemas de disciplina na escola, ou em dificuldades com a polícia, com drogas ou com imoralidade? Os pais podem esperar que o treinamento anterior impeça isso. Mas, suponhamos que algo assim aconteça? A ocasião em que o adolescente precisa mais de ajuda e orientação perita é então.

Um problema assim é muito aflitivo para os pais. Eles costumam perguntar: “Em que erramos?” Muitas vezes ameaçam ou condenam o filho refratário, o que tende a amargurá-lo e endurecê-lo no seu proceder. Deusfoi compreensivo e esteve pronto para perdoar quando seu povo se desviou do que era direito. Tomou a iniciativa em comunicar-se com eles e ofereceu-lhes ajuda, embora os pecados deles fossem sérios. “Vinde, pois, e resolvamos as questões entre nós”, disse Deus. “Embora os vossos pecados se mostrem como escarlate, serão tornados brancos como a neve.” — Isa. 1:18.

Nenhum comentário: