domingo, 28 de março de 2010

Por que alguns saem escondidos

Às vezes os jovens só querem fugir da monotonia e se divertir com os amigos. O livro Adolescents and Youth (Adolescentes e Juventude) explica que os jovens saem escondidos “por causa de alguma restrição, como não poder voltar para casa tarde da noite, ou por não poder ir a um evento social porque foram proibidos de sair de casa. O jovem arruma um jeito de sair e às vezes consegue voltar para casa sem ser descoberto”. Uma garota de 16 anos explicou por que sai escondida: “Até parece que sou uma criancinha que não sabe o que faz. Eu tenho de voltar para casa bem mais cedo do que todo mundo. E meus pais não me deixam ir a lugares que meus amigos vão . . . É por isso que invento alguma desculpa e dou um jeito de sair assim mesmo.” Jorge, mencionado no início, começou a sair escondido aos 14 anos, quando foi a um concerto de rap a que seus pais o tinham proibido de ir.

É verdade que a maioria dos jovens não saem escondidos planejando fazer uma coisa errada. Tatiana, a jovem citada no início, explica: “A gente não saía com a intenção de cometer um pecado grave. Eu só queria acompanhar minha irmã, que queria sair para se divertir com os amigos.” Jorge diz: “A gente saía com os amigos para passear e bater papo.” Mas, embora sair com os amigos dificilmente resulte em crimes graves, muitos jovens acabam se metendo em dificuldades.

Nenhum comentário: