terça-feira, 30 de março de 2010

'Eu Agora Tenho Tribulação'

“Eu sabia que praticar sexo antes do casamento é errado, de modo que me casei primariamente por causa de sexo, embora jamais confessasse isso a ninguém”, admitiu Rui, que se casou aos 18 anos. Alguns adolescentes que querem casar-se talvez até mesmo indiquem 1 Coríntios 7:9, que diz: “Se não tiverem autodomínio, casem-se, pois é melhor casar-se do que estar inflamado de paixão.” Mas, no versículo 36 o apóstolo Paulo recomenda casar-se quando a pessoa estiver além da “flor da juventude”.

Nos anos da adolescência o desejo sexual floresce e se torna muito forte. Contudo, após este surto inicial, o desejo sexual amaina, como a flor que, ao atingir a plena florescência, começa a murchar. Se você se casar na “flor da juventude”, isto poderá distorcer suas razões para o casamento e cegá-lo quanto a certas qualidades negativas num prospectivo cônjuge. Por exemplo, Rui, cujo casamento terminou em divórcio em três anos, acrescentou: “Depois que me casei, descobri que a grande vibração do sexo acaba logo, e daí passamos a ter problemas reais.”

O anteriormente mencionado estudo sobre 48 casais adolescentes descobriu que, depois dos problemas financeiros, a maioria das discussões girava em torno de relações sexuais. O casamento certamente não resolveu todos os problemas. Conseguir relações sexuais satisfatórias no casamento é o resultado de consideração altruísta por pessoas que desenvolveram autodomínio. Portanto, por aprender a controlar seus desejos e por mostrar altruísmo na sua vida de solteiro, você se estará preparando para um casamento feliz. — 1 Coríntios 7:3, 4.

Assim, é o casar-se na adolescência uma decisão sábia? Se estiver cogitando isso, veja os gráficos nas páginas 14 e 15. Baseados em numerosos casos reais, eles mostram quais seriam as suas chances de satisfação marital.

Casar-se é uma decisão com a qual talvez tenha de conviver pelo resto da vida. Certamente, o casamento de adolescentes não é um crime. Mas, quão mais sábio é pôr à prova a força do seu amor por esperar e se certificar de que você desenvolveu os recursos interiores necessários para enfrentar com bom êxito o casamento.

Nenhum comentário: