quarta-feira, 31 de março de 2010

Outras doenças sexualmente transmissíveis

  A AIDS tem dominado as manchetes. No entanto, o jornal The Medical Post adverte: ‘O Canadá enfrenta uma epidemia de DSTs [doenças sexualmente transmissíveis]’ em adolescentes. O Canadá não é o único. “Todo ano, 2,5 milhões de adolescentes americanos são infectados por uma DST”, diz o Centro de Opções da População, sediado nos EUA. “Esse dado representa aproximadamente um em cada seis adolescentes sexualmente ativos e um quinto dos casos de DSTs no país.”

  A sífilis, por exemplo, que se pensava estar a caminho da extinção, ressurgiu nos últimos anos, fazendo vítimas entre os jovens em números quase recordes. A gonorréia e a clamídia (as DSTs mais comuns nos Estados Unidos) também se têm mostrado notavelmente resistentes aos esforços de erradicá-las. E os adolescentes apresentam os mais elevados índices de contaminação. De modo similar, o jornal The New York Times divulga “um aumento pronunciado” no número de adolescentes portadores de verrugas genitais. Milhares de jovens também têm o vírus do herpes. Segundo a revista Science News, “os portadores de herpes genital têm maior probabilidade de ser infectados pelo [HIV], que causa a AIDS”.

  O Centro de Opções da População diz: “Embora os adolescentes apresentem índices de DSTs mais elevados do que qualquer outra faixa etária, eles são os que menos provavelmente obtêm assistência médica. Quando não são diagnosticadas e tratadas, as DSTs cobram um preço alto em termos de doenças inflamatórias da pelve, infertilidade, gravidez ectópica e câncer cervical.”

Nenhum comentário: