terça-feira, 30 de março de 2010

Problemas Financeiros

O problema mais sério de 48 casais de adolescentes entrevistados depois de três meses de casamento era “o manejo da renda familiar” — até mesmo mais difícil do que a criação de filhos ou problemas com parentes do cônjuge. Depois de uns três anos, fez-se a mesma pergunta a 37 desses casais. Novamente problemas financeiros — e sua angústia era ainda maior!

“Que prazer pode a pessoa ter na vida”, perguntou Gil, “se nunca tem dinheiro suficiente para comprar as coisas de que precisa para ser feliz? O dinheiro não é tudo, é verdade, mas se o salário não dá para o mês inteiro, isto pode desencadear muitas brigas e infelicidade”. Entre os adolescentes, em geral, existem o nível mais alto de desemprego e salários mais baixos. “Visto que eu não conseguia sustentar minha família, tivemos de morar com meus pais”, admitiu Rui, que se casou aos 18 anos. “Isto criou verdadeira tensão, especialmente porque tínhamos também um filho.”

“Prepara a tua obra portas afora e apronta-a para ti no campo”, recomenda a Bíblia. “Depois tens de edificar também os da tua casa.” (Provérbios 24:27) Nos tempos bíblicos os homens cultivavam os campos para prover às necessidades de sua família. Eles deviam plantar e criar animais para sustentar a si mesmos e uma família, e daí, depois destes preparativos, ‘edificar uma casa’, ou casar-se e ter filhos. Será que tal preparação similar hoje não eliminaria muita dor de cabeça depois do casamento?

Nenhum comentário: