sábado, 22 de maio de 2010

Razões Para a Ficha Maculada

A falta de experiência em dirigir é a razão principal, segundo a maioria dos especialistas em educação dos motoristas. Num esforço de fornecer-lhes experiência, um curso de educação em direção é oferecido em mais de 80 por cento dos ginásios nos EUA.

No entanto, talvez uma razão ainda mais importante para a ficha maculada dos jovens é a própria natureza dos jovens. Tendem a ser exuberantes e descuidados, a não ter juízo e ser ousados e provocados com facilidade. Declarando o assunto sem rodeios, a autoridade em dirigir, Paul W. Kearney escreveu sobre os motoristas jovens: “Seu juízo é juvenil — e sua esportividade nas rodovias é comparável à de um par de criancinhas lutando por um chocalho num berço!”

Atrás dum volante dum carro, tais características infantis amiúde resultam desastrosas. Assim, na primeira noite que saiu sozinho num carro, um craque de futebol americano do ginásio, de 17 anos, atropelou uma mãe e seu filho numa faixa para pedestres, ao dar a partida como um louco. O treinador de atletismo do rapaz deu a seguinte explicação:

“Se me tivessem perguntado, eu lhes podia ter dito que Harvey não estava emocionalmente preparado para dirigir. Tem gênio ruim no vestiário e apoquenta outros jogadores. Gosta de brilhar e de desafiar os outros. Sua atitude mental se mostrou na sua maneira de dirigir logo que ficou sem supervisão. O rapaz simplesmente tinha de ser o primeiro quando o sinal mudou para verde.”

Parece verdadeiro, como o Dr. Matthew Rose, instrutor de psiquiatria, observou: “O carro é quase uma extensão de nossa personalidade e a maneira de dirigirmos nos sintetiza perfeitamente.” Por conseguinte, não se deve ignorar o fato: Um jovem usualmente tem as características de personalidade típicas dum jovem, características que amiúde contribuem para os acidentes de carro.

Os pais precisam reconhecer este fato e considerar seriamente: Está meu filho jovem realmente preparado para uma carteira de motorista? De outra forma, não são pelo menos parcialmente responsáveis quando seus filhos jovens se envolvem em acidentes de trânsito que provocam mortes e ferimentos?

‘Mas, o que posso fazer’, talvez pergunte. ‘Devo recusar a meu filho a carteira de motorista?’

Nenhum comentário: