sábado, 22 de maio de 2010

A Ficha de Habilitação dos Jovens

Os jovens são os maiores responsáveis pela crescente matança nas estradas. No verão setentrional de 1973/74, o Journal of American Insurance explicava: “O aumento das taxas de acidentes pode ser traçado ao acréscimo de motoristas jovens.” Acrescentava:

“A experiência de vários anos demonstra que o motorista de menos de 25 anos — especialmente o varão em fins da adolescência e com pouco mais de 20 anos — sofre mais de duas vezes mais acidentes que os motoristas nas faixas etárias mais idosas, alcançando a média de 40 envolvimentos para cada 100 motoristas para cada ano.”

Pense só: Dois de cada cinco motoristas jovens sofrerão um acidente de automóvel este ano! Apontando para a ficha especialmente manchada dos jovens motoristas, o Dr. Stanley H. Schuman, membro duma equipe de pesquisa de médicos e cientistas, disse: “Embora os jovens motoristas varões totalizem apenas um oitavo de todos os motoristas registrados, são responsáveis por um terço de todos os acidentes fatais.”

Proporcionalmente, isto significa exatamente quantos mais jovens que morrem nas estradas, Traffic Safety, publicação do Conselho Nacional de Segurança, responde:

“A Junta Nacional de Segurança dos Transportes lançou um estudo de prevenção de acidentes que mostra que milhares mais de motoristas de 15 a 24 anos morrem nas rodovias estadunidenses cada ano do que sua porcentagem proporcional dentre todos os motoristas.

“Entre as 17.700 mortes de jovens em 1969, houve 7.400 mais mortes de jovens motoristas do que teriam ocorrido se sua taxa de mortes tivesse sido a mesma que a dos motoristas com 25 anos ou mais, verificou a junta de segurança. Esta ‘perda a mais’ de 7.400 foi um terço maior do que o total geral de mortes em 1969 nos acidentes de aviso, marítimos, ferroviários, em oleodutos e nos cruzamentos de nível. A perda desproporcional envolve ‘de forma destacada o varão jovem’, disse a junta.”

A perda de vidas jovens nos acidentes de trânsito é trágica. Considere bem: Em 1966, perto do auge da guerra do Vietname, 12.200 jovens motoristas varões foram mortos — mais que o dobro do número de soldados dos EUA mortos no Vietname naquele ano!

Seria já bastante ruim se os motoristas jovens apenas se matassem, mas, matam outros também. Os passageiros que viajam com eles, os ocupantes de outros carros e os pedestres morrem todos aos milhares cada ano, atingidos pelos jovens atrás do volante dum carro. Poderia seu filho jovem constituir também grave ameaça à vida e segurança de outros?

Nenhum comentário: