quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dar-se bem com os outros




Jugend 2000 é um relatório sobre uma ampla pesquisa de atitudes, valores e comportamento de mais de 5.000 jovens na Alemanha. A pesquisa revela que nos momentos de lazer — como ouvir música, praticar esportes, ou simplesmente ficar à toa — os jovens estão quase sempre acompanhados. Talvez mais do que qualquer outro grupo, eles querem estar junto de seus amigos. Com certeza, pois, um dos segredos do sucesso na juventude é dar-se bem com os outros.

Mas isso nem sempre é fácil. De fato, relações humanas é uma área em que muitos rapazes e moças admitem ter problemas. A Bíblia pode ajudar. Ela contém orientações básicas para os jovens sobre como edificar relações equilibradas. O que diz a Palavra de Deus?

Um dos princípios vitais nas relações humanas é a chamada Regra Áurea: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês.” Tratar os outros com respeito, dignidade e bondade incentiva-os a tratar você da mesma maneira. A bondade pode aliviar um clima de fricção e tensão. Se você for conhecido como pessoa de bons tratos é provável que ganhe o reconhecimento e a aceitação de outros. Não se sente feliz em ser aceito por outros? — Mateus 7:12, A Bíblia na Linguagem de Hoje.

A Bíblia o aconselha a ‘amar o seu próximo como a si mesmo’. É preciso amar a si mesmo no sentido de cuidar de si e ter uma medida sadia de auto-estima, nem demais nem de menos. Por que isso ajuda? Ora, se você não tiver auto-estima, poderá ser crítico demais dos outros, o que dificulta as boas relações. Mas a auto-estima equilibrada é uma base sobre a qual você poderá construir fortes amizades. — Mateus 22:39.

Quando surge uma amizade, é preciso fortalecê-la com esforços de ambos os lados. Investir tempo numa amizade traz felicidade, pois “há mais felicidade em dar do que há em receber”. Uma forma de dar é perdoar, o que significa desperceber pequenos erros e não esperar perfeição de outros. A Bíblia diz: “Seja a vossa razoabilidade conhecida de todos os homens.” Sim, “no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens”. Que dizer se um amigo seu aponta uma fraqueza de sua parte? Como você reage? Veja este conselho prático da Bíblia: “Não te precipites no teu espírito em ficar ofendido”, pois “o amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere”. Não é verdade que amigos influenciam seus pensamentos, maneira de falar e comportamento? Assim, a Bíblia alerta: “Más associações estragam hábitos úteis.” Por outro lado, “quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio”. — Atos 20:35; Filipenses 4:5; Romanos 12:17, 18; Eclesiastes 7:9; Provérbios 13:20; 27:6, BLH; 1 Coríntios 15:33.

Marco fala em nome de muitos jovens, quando diz: “Os princípios bíblicos ajudam muito a nos dar bem com os outros. Conheço pessoas que só pensam em si e em sempre levar vantagem. A Bíblia nos ensina a não pensar tanto em nós mesmos, mas nos outros. No meu entender, esse é o melhor caminho para boas relações humanas.”

Aquilo que os jovens como Marco aprendem da Bíblia ajuda-os não somente na juventude, mas no futuro adentro. E a respeito do futuro, há outra maneira pela qual a Bíblia pode ser de ajuda especial para a geração mais nova.

Nenhum comentário: