sábado, 22 de maio de 2010

Por Que Alguns Levam Uma Vida Dupla

 Por que isso acontece? Certo jovem apontou uma das razões principais, explicando: “Eu não queria perder meus amigos por ser diferente.” É verdade que ser diferente de maneira sadia muitas vezes transforma a pessoa num alvo de zombarias. (Compare com 1 Pedro 3:16; 4:4.) Para evitar isso, e para granjear a estima de seus colegas, alguns jovens até mesmo se embriagam ou têm relações sexuais. Uma mocinha de 13 anos, não Testemunha de Jeová, que sempre tirava notas máximas e participava nas palestras em classe, lamentou: “O pessoal nunca se interessa em alguém previsivelmente eficiente como eu. . . . Estou pensando em deixar cair as minhas notas ou fazer algo para estimular a minha reputação.”

 É significativo que o próprio apóstolo Pedro certa vez preocupou-se mais com a sua imagem, ou reputação, do que com fazer o que sabia ser correto. Quando cristãos judeus de Jerusalém visitaram a Antioquia, Pedro parou de se associar com os cristãos gentios por temer que aqueles judeus criticassem o fato de ele se misturar com esses gentios. (Gálatas 2:11-14) Visto que até mesmo cristãos maduros têm dessa forma sucumbido à pressão de companheiros, é de admirar que o mesmo possa acontecer com jovens inexperientes? — Provérbios 22:15.

 Uma das razões relacionadas com por que alguns jovens levam uma vida dupla é que eles crêem que estão perdendo algo em matéria de diversão. Eles ouvem jovens na escola falar sobre suas atividades — quão tremenda foi a festa, a música formidável, as bebidas, as drogas, quão excitados ficaram! Ou ouvem ‘como ele ou ela sabe beijar e fazer amor’. Deste modo estimula-se o desejo de provar tais coisas e os jovens são influenciados a experimentar o que a Bíblia chama de “usufruto temporário do pecado”. — Hebreus 11:24, 25; 1 Coríntios 10:6-8.

 Contudo, a razão fundamental do por que alguns jovens levam uma vida dupla é que Deus e o vindouro novo mundo simplesmente não são reais para eles. Realmente não crêem nas promessas de Deus nem nos avisos de Sua Palavra e de Sua organização visível sobre as conseqüências de desobedecer a Deus. (Gálatas 6:7, 8) São diferentes de Moisés, de quem a Bíblia diz: “Olhava atentamente para o pagamento da recompensa [de Deus]. . . . Permanecia constante como que vendo Aquele que é invisível.” Para Moisés, Deus e Suas promessas eram reais. Mas, os que levam uma vida dupla não têm tal fé. Tudo o que vêem é o que Satanás quer que eles vejam — o esplendor de seu sistema. Assim, eles procuram o usufruto temporário do pecado, mas, não obstante, tentam apresentar uma aparência de santidade. — Hebreus 11:26, 27.

Nenhum comentário: