sábado, 29 de maio de 2010

“Farras”

A Bíblia não condena reuniões sociais moderadas, mas nos previne contra “festanças” ou “farras”. (Gálatas 5:19-21, BLH) Nos tempos bíblicos, as festanças quase sempre levavam ao comportamento descontrolado. O profeta Isaías escreveu: “Ai dos que se levantam de manhã cedo somente à procura de bebida inebriante, que ficam até tarde no crepúsculo vespertino, de modo que o próprio vinho os inflama! E terá de mostrar-se haver harpa e instrumento de cordas, pandeiro e flauta, bem como vinho nos seus banquetes; mas eles não olham para a atividade de Deus.” — Isaías 5:11, 12.

Essas reuniões se caracterizavam pela “bebida inebriante” e música desenfreada. Começavam cedo e acabavam tarde da noite. Observe também a atitude dos festeiros: eles se comportavam como se Deus não existisse! Portanto, não é de admirar que Deus condenasse essas reuniões. Como você acha, então, que Deus se sente a respeito do que se passa em muitas das danceterias hoje em dia?

Analise os fatos. Um ponto é que o crowd surfing e o moshing — um tipo de dança frenética — ainda são o destaque de algumas danceterias. Certa fonte relata que esse tipo de dança “se desenvolveu na metade dos anos 80 em danceterias pós-punk nos Estados Unidos. É uma variação  . . . da dança slam em que os participantes se chocam uns contra os outros”. Quem dança moshing geralmente pula alto, sacode a cabeça de maneira violenta e imita o comportamento dos animais que batem a cabeça um no outro. Também se choca com outros que estão dançando. É muito comum os jovens terem membros fraturados e lesões na espinha dorsal e na cabeça. Houve até casos de morte. Crowd surfing é quando alguém se joga ou é levantado acima da multidão para depois ser transportado pelo público que está com os braços levantados. Muitos que se submeteram a isso caíram no chão e se machucaram. Quando se trata de uma garota, geralmente ela é tocada de maneira imprópria.

Sem sombra de dúvida, Deus desaprova esse tipo de comportamento. Afinal, sua Palavra ordena os cristãos a “repudiar a impiedade e os desejos mundanos, e a viver com bom juízo”. — Tito 2:12.

Nenhum comentário: