sexta-feira, 21 de maio de 2010

Encontros face a face

Alguns talvez pensem, no entanto, que a falta do contato pessoal tem certas vantagens. Podem achar que o namoro on-line permite que os casais se concentrem em como o possível cônjuge é no íntimo, sem se distrair com a aparência física. É verdade que a Bíblia nos incentiva a concentrar-nos nas qualidades interiores da pessoa. (1 Pedro 3:4) Mas o problema é que, num relacionamento pelo computador, você não pode observar gestos, sorrisos ou fisionomia. Não pode ver como ele ou ela trata outros ou se comporta sob pressão. E essas coisas são essenciais para determinar se poderá amar a pessoa e confiar nela. Leia a descrição bíblica do amor em 1 Coríntios 13:4, 5. Note que o amor é definido pelo comportamento, não pelas palavras. Portanto, você deve tomar tempo para observar a pessoa e ver se as ações e palavras dela estão de acordo.

Sem tal informação vital, alguns casais muitas vezes começam a compartilhar sentimentos e pensamentos íntimos logo no começo do namoro. Agindo de modo descuidado, apressadamente assumem sérios compromissos românticos, apesar de quase não se conhecerem. Um artigo intitulado “Na internet o amor é cego mesmo” conta sobre duas pessoas que moravam mais de 12 mil quilômetros distantes uma da outra e se conheceram on-line. Três semanas depois, se encontraram pessoalmente. “Ela exagerava no uso de rímel”, disse o homem, “e eu não namoro mulheres que usam rímel”. O relacionamento acabou rapidamente. Um outro homem pagou a passagem aérea de ida e volta para a mulher visitá-lo, mas depois de se encontrarem ficou tão desapontado que cancelou a passagem de volta!

Uma jovem mulher chamada Edda relembra sua própria experiência com namoro on-line. Ela diz: “A relação estava boa demais para ser verdade. Estávamos planejando nos casar.” Mas uma semana depois de se terem encontrado pessoalmente, a relação fracassou. Totalmente desiludida, Edda disse: “Ele não era o que eu esperava; era crítico e resmungão. Não ia dar certo.”

No fantasioso mundo do namoro pela internet, as emoções podem se tornar intensas prematuramente. Isso pode deixá-lo sujeito a ficar emocionalmente arrasado se o relacionamento não der certo — o que é muito provável. “Quem confia no seu próprio coração é estúpido”, alerta Provérbios 28:26. De fato, não é sábio tomar decisões sérias baseadas em fantasia e emoção. Assim, o provérbio continua: “Mas aquele que anda em sabedoria é o que escapará.”

Nenhum comentário: