sábado, 22 de maio de 2010

Jovens — acautelem-se contra levar uma vida dupla

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade . . . Mas sabe que por todos estes o verdadeiro Deus te levará a juízo.” — ECLESIASTES 11:9.

“DESDE pequeno fui criado num ambiente cristão, entre Testemunhas de Jeová”, escreveu um jovem. “Ainda assim, a vida que eu levava, mesmo quando ainda estava em casa, era totalmente contrária às normas e conceito de meus pais. A minha vida era na maior parte dissoluta, uma vida indisciplinada do mundo.”

 Esse jovem disse mais: “Mesmo antes dos dez anos, passei a fazer um jogo duplo da melhor maneira que eu podia — para ser bem-visto e fazer amizades na escola, e, ainda assim, ser bem-visto pelos meus pais. Na escola eu me ajustava o tanto quanto podia na maneira de vestir e na conduta . . . Mas em casa eu era totalmente diferente. Era o bem comportado cristão que meus pais esperavam que eu fosse.”

 Sabemos que a conduta desse jovem não representa a maioria dos jovens na congregação. Confiamos que a maioria de vocês são sinceros com seus pais e com a congregação, e isto nos anima. No entanto, sabemos que alguns dão-se uma aparência de serem corretos, e, da melhor maneira possível, ocultam dos mais velhos um procedimento errado. Portanto, perguntamos: É você realmente a pessoa que aparenta ser diante de nós, ou está levando uma vida dupla? Não perguntamos isso num espírito crítico, mas, antes, porque realmente amamos a vocês e queremos ajudá-los a usufruir a sua juventude por viverem dum modo que agrade a Deus. — Eclesiastes 11:9, 10; 12:14; 2 Coríntios 5:10.

 Ainda assim, talvez pergunte: ‘Por que implicar com nós, jovens? Que dizer dos adultos?’ Não há dúvida de que estes também precisam guardar-se contra levar uma vida dupla. Geazi, o ajudante de Eliseu, agiu enganadoramente, tentando encobrir o fato de que aceitara dádivas de Naamã. (2 Reis 5:20-26) E Ananias e Safira, que eram adultos, agiram simuladamente dizendo que haviam entregue aos apóstolos o total do custo do campo — tentando parecerem bons — quando, na verdade, haviam retido parte do dinheiro para si mesmos. (Atos 5:1-4) No entanto, a razão de focalizarmos a atenção em vocês, jovens, é que, aparentemente, a incidência desse problema tem aumentado entre vocês.

Nenhum comentário: