sábado, 22 de maio de 2010

Instilar Uma Atitude Sóbria, Madura

Seu filho talvez seja adolescente, mas, quando está no volante é essencial que seja pessoa estável que dê valor à vida e à propriedade. É sua responsabilidade ver que dê. Empenhe-se em desenvolver nele a cortesia, o respeito pela lei, o cuidado e a consideração pelos direitos dos outros.

Um modo vital de fazê-lo é por dar-lhe bom exemplo pela forma que dirige. Destacando a importância disto, o Dr. Bruno Bettelheim, famoso psicanalista, disse: “Mesmo que o genitor viole apenas ocasionalmente uma lei de trânsito, isso talvez baste para destruir a crença do filho de que deve obedecer a todas as regras em todas as ocasiões. Ocasional violação dos limites da velocidade por parte dum genitor, ou impaciente avançar quando o sinal está vermelho, faz com que o jovem imagine que ser ‘adulto’ quer dizer que se pode violar a lei e safar-se.”

É vital, também, ensinar a seu filho jovem a pensar enquanto dirige, sempre analisando o tráfego. Certo pai faz disso um jogo, explicando:

“Meu filho . . . senta-se aqui ao meu lado, no banco da frente do carro, olha para a frente, e observa possíveis perigos. Por exemplo, há uma fila de carros parados na frente, com um motorista sentado no volante dum carro. O que deve fazer o motorista de nosso carro se o outro motorista arrancar subitamente ou abrir a porta do carro no lado errado? Ali está uma via de acesso escondida de onde pode surgir inesperadamente um carro. Como nos preparamos para enfrentar tal emergência? Lá na frente há uma curva fechada. Como agiremos?”

Alguns talvez pensem que os jovens têm reflexos tão rápidos que podem, no último instante, evitar um acidente. Mas a realidade é que conseguir meter o pé no freio uma fração de segundo mais rápido do que outrem é muito menos importante em evitar acidentes do que dirigir cuidadosamente o bastante para que tal medida seja desnecessária.

Ainda outro modo de inculcar em seu filho jovem a importância de dirigir com segurança é permitir que veja e ouça em primeira mão o que acontece com os violadores do tráfego. Se puder entrar em contato com o tribunal local, o juiz talvez fique contente se for lá para escutar. Talvez até mesmo faça arranjos para julgar uma série de casos que sejam especialmente instrutivos e impressionantes para os adolescentes.

Eficaz também é fazer com que os jovens visitem um pronto-socorro dum hospital e vejam os casos de acidentes de trânsito conforme sejam atendidos. Isto pode certamente causar duradoura impressão que destaca a importância de dirigir com segurança! Por indagar e explicar a razão disso, talvez obtenha permissão de visitar tal pronto-socorro.

Não é exagero dizer que o futuro de seu filho jovem depende, em grau surpreendente, de sua correta supervisão sobre o uso que ele faz do carro. Simplesmente não pode fechar os olhos diante do perigo quando ele está no volante. É real! Assim, faça tudo que puder para tornar o seu filho jovem um motorista seguro. A vida dele, e a de outros, talvez dependa disso.

Nenhum comentário: