sábado, 22 de maio de 2010

Os Pais Podem Contribuir

 O jovem citado no início observou: “O que me tornava impopular na escola trazia aceitação e um sorriso de aprovação em casa. Mas, eu precisava mais do que isso. Precisava de alguém em quem eu me pudesse apoiar, a quem eu pudesse falar e confidenciar, mas meus pais não me proviam isso.” Pais, estão atentos a não contribuir para que seus filhos levem uma vida dupla? Estão dando-lhes a atenção e orientação pessoal de que necessitam? Os mais velhos devem dar-se conta das pressões tremendas e debilitadoras da fé que os nossos jovens enfrentam na escola e estar atentos a fazer todo o possível para os encorajar e ajudar. — Salmo 73:2, 3; Hebreus 12:3, 12, 13.

 Muitas vezes, as perguntas dum jovem giram em torno do relacionamento com pessoas do sexo oposto, um assunto que, infelizmente, muitos pais evitam. “Eles nunca tiveram uma conversa franca comigo”, disse uma bela moça de 15 anos, merecedora de distinção nos estudos. “Tudo o que aprendi sobre sexo tive de aprender sozinha. . . . Eu me envergonhava de tocar no assunto, embora houvesse tantas coisas que eu queria saber.” Qual foi o resultado? Disse ela: “A parede invisível entre mim e meus pais tornou-se mais espessa, e eu me tornei uma moça muito curiosa, tola e suscetível.” Sim, ela cedeu aos avanços sexuais de um rapaz, mas, quem, diria você, teve parte da culpa por isso? — Provérbios 22:3; 27:12.

 É vital que os pais mostrem a seus filhos adolescentes que realmente os amam por gastar tempo com eles, ser seus confidentes e prover orientação. (Provérbios 15:22; 20:18) “Eu achava que se eles realmente se importassem comigo estabeleceriam certas regras”, disse outro jovem. Mesmo que os jovens se ressintam agora das regras e normas dos pais, mais tarde eles as recordarão com apreço. Uma jovem escreveu à sua mãe: “Como alguém que constantemente testava os limites, à procura de pontos vulneráveis e meios de fugir às rígidas regras e normas, sou-lhe muito grata de que a senhora sempre me controlou com rédeas firmes.” Portanto, mostrem que amam seus filhos por exigir que sigam as suas diretrizes. Jamais contribuam para que eles levem uma vida dupla por deixar de manter abertas as linhas de comunicação ou por não estarem disponíveis quando necessitam de vocês!

 Os pais podem também contribuir de uma maneira um tanto diferente para que seus filhos levem uma vida dupla. As observações de um juiz do supremo tribunal do estado de Nova Jérsei, EUA, ilustram isso. “Os professores”, disse ele, “tentam disciplinar as crianças por alguma transgressão na escola, mas, daí, são reprovados pelos pais, em vez de apoiados”. Parece que alguns pais pensam erroneamente que seus filhos adolescentes sejam incapazes de errar. Mesmo quando anciãos cristãos, ou outros responsáveis na congregação, trazem à atenção dos pais a transgressão dos filhos eles se fazem de surdos. Agindo assim estão contribuindo para o comportamento dúplice dos filhos.

Nenhum comentário: